Ministério da Saúde reforça verba para HUs da UFRJ

O Ministro da Saúde, Saraiva Felipe,e o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, assinaram no dia 19 de janeiro, termo de compromisso que permite a realização de convênios em 2006 que devem representar investimentos da ordem de R$4 milhões para três unidades hospitalares da Universidade.

agencia2377T.jpgO ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, assinaram nesta quinta-feira (19) o termo de compromisso que ratifica o anúncio de mais de R$ 4 milhões em investimentos com recursos federais para o Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Hospital Escola São Francisco de Assis e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).
A parceria entre o Ministério da Saúde e a UFRJ visa implantar no Hospital Universitário uma unidade de ressonância nuclear magnética e recuperar as áreas de preparação de componentes, imunohematologia e imunosorologia do Serviço de Hemoterapia. Além de informatizar e adquirir veículo para o Programa de Atendimento Domiciliar Interdisciplinar.
O termo de compromisso permitirá a criação de um centro de referência no IPPMG para a qualificação de profissionais para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ampliar o centro cirúrgico com a criação de três novas salas de cirurgia, uma central de material esterilizado e enfermaria cirúrgica. A parceria também inclui a incorporação de novos equipamentos de ultra-som e de filtragem de leucócitos ao parque tecnológico do hospital de modo a garantir a atenção integral ao doente falciforme.
O Ministério da Saúde e UFRJ se comprometem a estabelecer mecanismos conjuntos para permitir o reconhecimento do Hospital Escola São Francisco de Assis como hospital de ensino. A unidade apoiará a política de atenção associada a programas de assistência, ensino e pesquisa na área de reabilitação e cuidados prolongados. O São Francisco de Assis também terá ampliada a capacidade de atendimento em relação aos programas de atenção e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, do HIV e de hepatites virais.
O encontro contou também com a presença da vice-reitora Sylvia Vargas, do decano do Centro de Ciência da Saúde (CCS), José Ferreira e do recém empossado diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Professor Alexandre Pinto Cardoso.