COPPE desenvolve software livre

nundujnuijnud

A COPPE acaba de lançar no mercado um Software livre, denominado Pargres, que promete facilitar a vida dos executivos que precisam consultar banco de dados para tomar decisões em curto espaço de tempo. Com o Pargres, o usuário pode concluir em apenas seis minutos uma consulta que normalmente levaria uma hora, utilizando o sistema tradicional. Para isso não custa mais caro. Ao contrário, basta um cluster de PC’s de prateleira, sem nenhum hardware especial. Desenvolvido na COPPE, o software é fruto de uma tese de doutorado defendida no Programa de Engenharia de Sistemas pelo aluno Alexandre Assis Lima, que teve como orientadora a professora Marta Mattoso e co-orientador o professor Patrick Valdoriez, do Instituto Nacional de Pesquisa em Computação (INRIA) – França. Para o desenvolvimento do software, os pesquisadores contaram com financiamento da Finep e da Itautec.

O Pargres acaba de ser lançado, em Brasília, durante evento promovido pelos Ministérios do Planejamento e Ciência e Tecnologia. Os interessados já podem adquiri-lo, gratuitamente, no portal de software livre ObjectWeb, ou através de um link na página da COPPE, cujo endereço é: http://pargres.nacad.ufrj.br.

Software propicia alto desempenho a baixo custo

Segundo Marta Mattoso, uma das grandes vantagens do Pargres é que ele permite que o usuário continue usando as aplicações e o sistema de banco de dados que já está em produção, sem custo de migração. Para obter um desempenho similar ao do Pargres utilizando as soluções disponíveis no mercado, o usuário, além de um cluster, teria que obrigatoriamente adquirir a versão paralela do seu sistema de banco de dados e fazer toda a migração necessária, o que, a preço de mercado, custa em média R$ 600 mil Reais.

O produto é destinado principalmente a profissionais que diariamente precisam fazer várias consultas ao banco de dados da empresa para tomar decisões ou elaborar estratégias comerciais imediatas. Atualmente, dependendo da complexidade dos dados, esses profissionais costumam amargar até 10 horas de espera para obter os relatórios necessários, do tipo OLAP – on line analytical processing. “Muitas vezes a janela de tempo disponível para a decisão não é suficiente e a empresa perde a oportunidade. Com o Pargres, a redução do tempo de consulta é proporcional ao número de PC’s disponíveis no cluster”, afirma Marta.