“QUÍMICA DAS COISAS” INICIA PROGRAMAÇÃO

Com 103 inscritos – todos professores de Química, Ciências e Biologia de escolas de ensino Médio e Fundamental, da 5ª à 8ª  séries – o evento “Química das Coisas” dará início à sua programação nesta segunda-feira, dia 8, no quinto andar do Instituto de Química (bloco A do Centro de Tecnologia). O “Química das Coisas” pretenderá, através da experimentação, esclarecer questões no processo ensino/aprendizagem de Química. Nele, serão discutidas, ao longo deste mês de janeiro e início de fevereiro, novas metodologias surgidas em quatro áreas do conhecimento escolar – Modelos Moleculares; Oxi-Redução; Efeito Tampão; e Reações Bioquímicas. Todas elas se baseiam em situações vivenciadas pelo aluno, no seu dia a dia, e foram discutidas ao longo do curso de Licenciatura em Química do IQ/UFRJ.

De acordo com o coordenador do evento, Prof. João Augusto de Mello Gouveia Matos, a idéia é mostrar que esta área da Ciência não está limitada somente às transformações da matéria ocorrridas em laboratórios.

Os encontros se realizarão às segundas, quartas e quintas-feiras, pela manhã e à tarde, e a cada dia será abordado um tema determinado. Diante da grande procura, um segundo curso está previsto para julho, para atender àqueles interessados que já se inscreveram, porém, não conseguiram vagas. O projeto “Química das Coisas” conta com o patrocínio do Banco do Brasil.