Nelson Maculan Filho recebe prêmio em Paris

xxxxxx

agencia2356T.jpgO professor Nelson Maculan Filho, Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, recebeu da Université Paris 13 o título de Doutor Honoris Causa em cerimônia realizada no Campus de Villetaneuse, no último dia 13, à qual compareceu o reitor Aloísio Teixeira.

Maculan é autor de quatro livros, possui cerca de 100 trabalhos publicados, além de ter orientado mais de 100 dissertações de Mestrado e 45 teses de Doutorado.

Receberam o mesmo título o Chefe do partido Yahad (Israel), Yossi Beilin, o Professor de Física e Matemática da Universidade de Saint–Petersbourg, o Professor de Letras da Universidade Carlos III de Madrid, José Antonio Pascual Rodriguez, e Yasser Rabbo, membro do Comitê Executivo da OLP (Palestina).

Segundo a Assessoria da COPPE, Maculan Filho graduou-se em Engenharia de Minas e Metalúrgica pela Escola Nacional de Minas de Ouro Preto, Minas Gerais, em 1965. É Mestre em Estatística Matemática, pela Faculté des Sciences de l’Université de Paris, e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Iniciou sua carreira profissional, em 1971, lecionando no Instituto de Matemática da UFRJ e na COPPE. Em 1988, tornou-se professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, onde até hoje atua nas áreas de Programação Matemática, Otimização Combinatória e Computação Científica. Ao longo dos anos assumiu diferentes cargos na administração acadêmica, entre eles o de reitor da UFRJ, de 1990 a 1994.