Instituto de Biofísica comemora o 60º aniversário

hahahahahahah

agencia2357T.jpgO Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) comemorou, no dia 16 de dezembro, seu 60º aniversário, apesar da data oficial ser dia 17 de dezembro. O evento, de grande importância para o Instituto, marca a tradição na produção científica reconhecida nacional e internacionalmente como lembrou o diretor do IBCCF, Rafael Linden. “O IBCCF tem um passado histórico de grande relevância para a produção de ciência. Seu fundador, Carlos Chagas Filho, junto com outros companheiros, quebraram paradigmas e são responsáveis pela excelência do que é produzido no Instituto, permanecendo desta maneira até hoje. Em função deste reconhecimento é sempre premiado”, afirma.

“Motivo de orgulho para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto de Biofísica chegou aos 60 anos gerando bons frutos”, ressaltou o pró-reitor de Pós-Graduação, José Luiz Monteiro, representando o reitor, Aloísio Teixeira, e afirmou ainda a importância da produção científica dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), que é um dos mais bem conceituados, apresentando conceitos 6 e 7 na avaliação da CAPES.

Durante a solenidade foi feita uma homenagem aos técnico-administrativos, sendo entregue a Terezinha Angelica Pinto de Paiva Oliveira o prêmio João Carlos Timóteo Leite, em agradecimento à dedicação dos funcionários ao IBCCF. No discurso que proferiu enquanto entregava o prêmio simbólico, o professor Marcelo Morales, afirmou que se houve sucesso do Instituto é porque houve um grande empenho dos funcionários que lá trabalham.

No entanto, as premiações não pararam por aí. Quem também foi contemplada pelo reconhecimento de seu trabalho foi a professora Jennifer Lower, que é ex-aluna de graduação e pós-graduação do IBCCF, ratificando a produção de bons frutos do Instituto.

A avaliação feita por todos aqueles que estudam, trabalham e pesquisam no Instituto é positiva. E para torná-la ainda melhor o diretor fez uma recente pesquisa sobre o IBCCF. “O balanço das opiniões foi construtivo para implementar mudanças no mesmo, o que aprimora a qualidade de ensino aqui”, explica Linden.

Ao final da solenidade comemorativa dos 60 anos do IBCCF, o diretor chamou Marcelo Barsinsk para proferir a IV Conferência Carlos Chagas Filho – Apoptose, Parasitas e algumas considerações sobre fazer ciência no Instituto de Biofísica. O convite é também uma homenagem a Barsinsk por ter participado ativamente da trajetória do Instituto quando era aluno e professor.

Para saber um pouco mais sobre a criação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, que teve a fundamental colaboração de Carlos Chagas Filho, e conhecer a trajetória do Instituto, acesse http://www.biof.ufrj.br/index_3.htm