XXII Panorama da Música Brasileira Atual

xxxxx

Apresentando um painel musical do País, com obras em sua maioria de jovens talentos ligados à comunidade universitária, juntamente com compositores consagrados, como Ronald Miranda (“Concertino para piano e Orquestra de Cordas”), David Korenchendler (“XI Variações para piano”), Murillo Santos, Almeida Prado (“Os Mistérios da Luz”) e Emílio Terrazza (“Tango”), a Escola de Música da UFRJ dá início, no próximo dia 17 de dezembro, ao XXII Panorama da Música Brasileira Atual.

São, ao todo, 41 músicas, algumas inéditas, outras em estréia brasileira, com temas que vão da poesia de Mário de Andrade (Guilherme BAUER/ “Momento” e “Não sei porque…”), Cecília Meireles (Luciano Leite BARBOSA/ “1º Motivo da Rosa”) e Carlos Drummond de Andrade (Pedro MENDONÇA/ “O Tempo Passa? Não Passa”), ao pentacampeonato mundial da seleção brasileira de futebol (André Ribeiro POYART/ “Copa do Mundo”) e à homenagem a dois dos símbolos da luta contra a ditadura militar (Diogo AHMED /“Fiel Herzog”), passando pelas pinturas de Gonçalo Ivo, pela obra encomendada por José Botelho para seu Método para Clarineta (Randof MIGUEL/ “Choro para o Mestre Botelho”) e pelos HAI-Kai e aforismos de Millôr Fernandes – roteiro da peça que Eduardo CAMENIETZKI dedicou ao barítono Eládio Perez Gonzáles e será interpretada por ele.

Entre os intérpretes há alunos, ex-alunos e professores da Escola de Música, como Tamara Ujakova, Alexandre Rachid, a pianista Sonia Maria Vieira, que se apresenta também com Maria Helena Andrade (o Duo Pianístico da UFRJ) e a diretora Harlei Elbert, além do Coro Brasil Ensemble, sob regência de Maria José Chevitarese, da UFRJazz Ensemble, do maestro Jose Rua, e da Orquestra Sinfônica da Escola de Música (ORSEM), sob regência de Marcelo Lehninger. Os professores Rodrigo CICHELLI VELLOSO (“Fagotes bifurcados”) e Rodolfo CAESER participam com suas composições eletroacústicas. Há ainda convidados de instituições como a Uni-Rio, o Instituto Villa Lobos e a Universidade de Brasília.

O Panorama ocorre de 17 até 20 de dezembro, sendo às 17h no sábado e no domingo, e às 18h30m na segunda e na terça. A entrada é franca. A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio 98, Lapa. Para mais informações, o telefone da Escola é 2240-1391.