Debate comemora centenário de Luís Heitor Azevedo

gngngn gbgbgbg

No próximo dia 13 de dezembro, Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, um dos mais importantes musicólogos brasileiros de todos os tempos, faria 100 anos. Para marcar a data, o Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ realizará duas mesas-redondas na Sala da Congregação da Escola de Música (Rua do Passeio 98, Lapa. Tel. 2240 1391), às 10h e às 18h30m. Foram convidados para os debates os etnomusicólogos Rafael José de Menezes Bastos, professor adjunto do Departamento de Antropologia da UFRJ, Pedro Aragão, mestrando em musicologia da EM, Edmundo Pereira, doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, e Wagner Chaves, doutorando em Antropologia Social, também do Museu Nacional. Os mediadores serão a professora Rosa Zamith, ex-curadora do Centro de Pesquisas Folclóricas da UFRJ e Manuel Correa do Lago, doutor em musicologia pela Unirio. Estarão em discussão a obra de Luiz Heitor, sua aproximação com o folclore e seu trabalho com a viola de 10 cordas, a chamada “viola caipira”. Entre as obras de Luiz Heitor Correa de Azevedo está “150 Anos de Música no Brasil”, editado pela então Universidade do Brasil, hoje Escola de Música da UFRJ. O Centro de Pesquisas Folclóricas da Universidade foi fundado pelo homenageado e hoje é coordenado pelo professor Samuel Araújo. O evento integra a quarta edição da série “Música em Debate”. A entrada é franca.

13 de Dezembro

Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio 98, Lapa).

– 10h. Mesa-redonda:

o “150 anos de música no Brasil: uma leitura antropológica”. Com Rafael José de Menezes Bastos;

o “Luiz Heitor e o folclore musical no Brasil: uma introdução ao debate”. Com Pedro Aragão;

o Mediação: Rosa Zamith

– 18h30m. Mesa-redonda:

o “Escala, ritmo e melodia indígenas na obra de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo”. Com Edmundo Pereira;

o “Reflexões sobre a vida no contexto ritual das folias no médio São Francisco, Minas Gerais”. Com Wagner Chaves.

o Mediação: Manuel Correa do Lago

Entrada franca.