Fundão ganha quartel do Corpo de Bombeiros

nanananannnnnnnnnnn

agencia2318T.jpgNa última quinta-feira, dia 24 de novembro, foi realizada a solenidade de abertura do canteiro de obras para construção da unidade do Corpo de Bombeiros no Fundão. A implantação do quartel dentro da Cidade Universitária visa agilizar o atendimento, em casos de acidentes, no campus e nas linhas vermelha e amarela, além das comunidades vizinhas à área. A margem de pessoas a serem beneficiadas com o projeto gira em torno de dois milhões. A nova unidade operacional contará com a equipe do Centro de Instrução de Brigadas de Incêndios Especiais (CIBIE).

A história do projeto inicial de construção da unidade no campus do Fundão foi relembrada com saudosismo pelo Secretário do Estado da Defesa Civil e Coronel do Corpo de Bombeiro, Carlos de Carvalho. Quando ainda ocupava a patente de major, foi solicitado para fazer o planejamento de um destacamento para o local. Pouco tempo depois, o coronel Bombeiro Militar, Marcos Antônio Silveira Martins, que hoje é o diretor do Instituto Tecnológico de Defesa Civil (ITDEC), assumiu o comando do quartel da Ilha do Governador dando continuidade à idéia de construção da Pedra Fundamental, nome do projeto de construção do destacamento, na Ilha Fundão. “Dez anos depois do lançamento da primeira Pedra Fundamental, estamos realizando um sonho, hoje, lançando o primeiro balde de concreto”, brincou o Secretário fazendo referência ao ato simbólico de inauguração do canteiro de obras.

Segundo Secretário, a construção do quartel é o primeiro passo. O objetivo final é a implantação do Instituto Tecnológico de Defesa Civil (ITDEC). “No Instituto será feita a retroalimentação para a formação do Corpo de Bombeiros bem como para o ambiente universitário”, ressalta.

O passado histórico da construção do quartel também foi relembrado pelo presidente da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), Raimundo de Oliveira. “Essa obra tem uma luta muito bonita e nos últimos meses ela se intensificou para que pudesse virar realidade”, destaca. Ele ainda destacou a importância do quartel para a localidade. “O conjunto de unidades produtivas que estão situadas na Cidade Universitária só tem a ganhar com o batalhão”, revela.

Durante o evento, também foi assinado o aditamento referente à adesão de novas empresas e a renovação do convênio que deu origem ao projeto. As entidades participantes são: CENPES, Petrobrás/ Transpetro, CEPEL/ Eletrobrás, Exomobil, Infinio/ Esso, Solutec/ Esso, Shell Incolub, Fundação Bio Rio. A FUJB será responsável pela administração dos recursos doados à construção, além disso, ela também fiscalizará as obras em conjunto com a Secretaria Estadual de Defesa Civil.

A inauguração está prevista para julho de 2006, durante a semana de comemoração dos 150 anos da corporação e ficará sediado na Alameda Bauhinia (ao lado da Fundação Bio Rio), onde já funciona o 3º PABM – Ilha do Fundão.