Categorias
Memória

Laboratório de Nutrologia será inaugurado no HU

fff

No próximo dia 9, às 10h, será inaugurado o Laboratório de Nutrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).
O laboratório atuará em três principais linhas de investigação relacionadas à Pesquisa Clínica: diabetes, obesidade e dislipidemia.
Nestas, destacam-se os estudos sobre nutrição experimental, voltados para o estudo da ação dos fármacos e atividade metabólica, a cargo da pesquisadora Valéria Bendler, enquanto Vera Halfoun se dedica às pesquisas sobre os efeitos da microcirculação. Os aspectos clínicos da obesidade mórbida terá à frente o endocrinologista João Régis.
Sob a responsabilidade do chefe do Serviço de Nutrologia, Prof. José Egídio de Oliveira, estarão os estudos sobre diabetes do tipo 1, com destaque para a etiologia e imunidade.
O Labaoratório de Nutrologia será inaugurado com a realização de importantes parcerias, entre as quais se destaca o uso da terapia celular contra o diabetes, em conjunto com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP. E que prevê o uso de células-tronco para induzir a produção de insulina em pâncreas de pacientes com a doença. O uso de células-tronco também será experimentado para recuperação de lesões do fígado, em pesquisa coordenada pela Profª Léa Mirian, do Serviço de Medicina Nuclear.