FAU comemora 60 anos de história

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU/UFRJ) comemora nesta semana 60 anos de existência, criada a partir do curso de arquitetura da Academia de Belas Artes, fundada em 1816. Responsável pela formação de profissionais de renome internacional, como Oscar Niemeyer e Sérgio Bernardes, a FAU teve suas origens no mais antigo curso universitário de Arquitetura do Brasil, sendo referência de qualidade e pioneirismo para o ensino superior nacional.

agencia2310T.jpgA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU/UFRJ) comemora nesta semana 60 anos, criada a partir do curso de arquitetura da Academia de Belas Artes, fundada em 1816. Responsável pela formação de profissionais de renome internacional, como Oscar Niemeyer e Sérgio Bernardes, a FAU teve suas origens no mais antigo curso universitário de Arquitetura do Brasil, sendo referência de qualidade e pioneirismo para o ensino superior nacional.

Em 1945, a então Faculdade Nacional de Arquitetura foi desvinculada da Escola Nacional de Belas Artes para, em 1961, passar a ocupar seu endereço atual, na Ilha do Fundão, funcionando em um prédio projetado pelo arquiteto Jorge Machado Moreira, premiado em 1957 por sua obra, na IV Bienal de São Paulo. Posteriormente, a unidade adotou o nome de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, passando também por reformas curriculares.

“Há 60 anos atrás, o curso de arquitetura era da Escola de Belas Artes, com grande enfoque na orientação artística da profissão. As reformas curriculares ocorridas em 1945 mudaram esse quadro, visando à formação de profissionais ligados a todas as etapas da construção, e culminaram na implementação de um ensino tecnicista defendido pela Lei de Diretrizes e Bases de 1968”, esclarece William Bittar, professor do Departamento de História e Teoria da FAU, enfatizando que, nessa época, o mercado já se tornava cada vez mais competitivo, bem diferente do período em que a FAU era a única faculdade de Arquitetura e Urbanismo do país.

Segundo Pablo Benneti, atual diretor da FAU, a formação oferecida aos alunos da unidade permite a graduação de profissionais altamente capacitados para competir no mercado de trabalho, sem esquecer de seu compromisso social: “no ano que vem, estaremos finalizando a implementação de uma nova proposta de estrutura curricular, com a intenção de reformar o currículo atual, que entrou em vigor em 1996. Pretendemos dar mais atenção à abordagem em sala de aula de assuntos como o estudo de políticas habitacionais, urbanização de favelas e novas tecnologias de informática que prestam assistência ao profissional da área”.

Concordando com o professor Benneti, o recém eleito diretor da FAU, professor Gustavo Rocha-Peixoto, cujo mandato se inicia em 2006, pontua as qualidades e características exigidas atualmente de um profissional de arquitetura: “o profissional de arquitetura e urbanismo precisa estar mais consciente de seu papel na sociedade e, para isso, este deve entender as necessidades da população e adaptar seus estudos às demandas locais. Nossa intenção é fazer com que a FAU promova cada vez mais esse encontro entre o estudo acadêmico e as situações reais de desafio propostas pela sociedade”.

Muito em voga na mídia nacional, especialmente na imprensa carioca, o papel social de profissionais dessa área tem sido amplamente discutido pela população, inserindo a questão nas salas de aula da UFRJ. “Não há ainda uma proposta institucionalizada pela UFRJ de se abordar em aula a questão das políticas públicas de urbanização. A intenção de abordar ou não a questão ainda depende de cada professor, o que acaba sendo prejudicial à formação de profissionais dessa área, que precisam estabelecer um constante processo de interação com a sociedade em que vivem. Devido a esse aspecto, reformas curriculares são essenciais”, diz o professor Sérgio Ferraz Magalhães, autor dos livros Favela Bairro: uma outra história da cidade do Rio de Janeiro e Sobre a cidade: habitação e democracia.

Para comemorar seus 60 anos, está sendo realizada na faculdade a Semana da FAU, evento que conta com palestras acadêmicas pela manhã, percorrendo aspectos como história da FAU e seus rumos de pesquisa e extensão, e um concurso de projetos de revitalização da unidade no período da tarde, denominado Maratona de Projetos do CAFAU. A aluna Patrícia Cordeiro, integrante do Centro Acadêmico da FAU, explica como funciona o evento: “a proposta da ‘Maratona de Projetos CAFAU’ é promover um concurso de idéias e estudos preliminares relativos à revitalização do primeiro piso do prédio da Reitoria, visando também a implementação de espaços que não possuímos ainda, como livrarias, praça de alimentação, dentre outros”.

A Semana da FAU, que começou no dia 22, se estenderá até esta quinta-feira, dia 24, com palestras ocorrendo das 9h às 12h e a Maratona de Projetos CAFAU durante a tarde, das 13h às 17h. Ambas acontecem no Salão Azul e no Mezanino do prédio da Reitoria, respectivamente. Confira abaixo a programação do evento:

Maratona de Projetos do CAFAU:

Dias: 22 e 23
Local: Mezanino do prédio da Reitoria

Ciclo de Palestras:

Dia: 22
“Memórias e Conquistas nos 60 anos da FAU”
Horário: das 9h às12h
Mediador: Professor Paulo Jardim
Severiano Mário Porto
Luiz Paulo Conde
Demetre Anastasakis