Categorias
Memória

Fórum Brasil-Alemanha de Inovação

jhfcjhncdhgxd

Será realizado, dia 22, o Fórum Brasil-Alemanha de Inovação através de Pesquisa – Nanotecnologia e Ciências da Vida (Biotecnologia). O evento acontecerá às 9h45min, no Auditório do Instituto de Macromoléculas, no Centro de Tecnologia – Bloco J, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus do Fundão.
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) trouxe cinco cientistas alemães que, nestes fóruns, entram em contato com pesquisadores brasileiros. Palestrantes brasileiros e alemães falam de suas atuais pesquisas, mostrando, inclusive, resultados. A partir deste encontro podem surgir novas parcerias científicas, pois já existem algumas em andamento como, por exemplo, a que se firmou entre o Centro de Nanociências da Universidade de Munique e o Laboratório de Física Biológica da UFRJ. Juntos, estão mapeando conexões entre DNA e proteínas. O resultado deste trabalho deve permitir o desenvolvimento de medicamentos para reforçar o sistema imunológico.
Haverá também uma entrevista coletiva, na qual serão tratados os seguintes assuntos: Avaliação da viagem ao Brasil, pesquisas de nanotecnologia e em ciências da vida (biotecnologia), intercâmbio científico Brasil-Alemanha, oportunidades de estudos e pesquisas na Alemanha, situação e perspectivas das pesquisas científicas, parceria universidade-iniciativa privada, legislação científica (casos polêmicos: células-tronco, clonagem, transgênicos…), ética & ciência.
Farão parte da mesa de entrevistados:

– Prof. Wanderley de Souza, secretário estadual de Ciência e Tecnologia;
– Dra. Gabriele Althoff, diretora do escritório brasileiro do DAAD, no Rio de Janeiro;
– Prof. Paulo Mascarello Bisch, professor da UFRJ (Instituto de Biofísica);
– Prof. Stefan Thalhammer, do Centro de Nanociências da Universidade de Munique;
– Prof. Carlos Alberto Achete, professor da UFRJ/Coppe (Escola de Engenharia Metalúrgica e de Materiais);
– Christian Müller, chefe mundial de Comunicação e Marketing do DAAD Bonn.