Projeto Fendas ganha consultório odontológico

]]]

O Projeto Fendas, do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) ganhou da Colgate Palmolive um consultório odontológico. Esta aquisição vai viabilizar às cirurgias reparadoras em crianças e adolescentes – e até mesmo adultos – que precisam também corrigir a dentição.
Agora, com o novo consultório – cujo valor aproximado é de R$ 10 mil – a cirurgiã-dentista Diana Alencar Mota, que integra a equipe do Dr. Diogo Franco, poderá atender mais crianças.A equipe de Franco, e da qual faz parte a fonoaudióloga Sulamita Pereira Sampaio, já atendeu a mais de mil crianças, que, graças ao trabalho deles, tiveram o sorriso e a auto-estima recuperados.
O lábio leporino é uma mal-formação que ocorre em aproximadamente um a cada 700 bebês nascidos vivos. Isto significa que, no Brasil, nascem, por ano, cinco mil crianças com o problema.
Vale a pena citar que Franco também participa de um mutirão chamado Operação Sorriso, que vai às áreas mais necessitadas de todo o Brasil para fazer cirurgias nas crianças que moram naqueles locais. Desse mutirão participa outro cirurgião do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e um anestesiologista.
Pelo trabalho que vem realizando em favor das crianças atingidas pelas fendas, no ano retrasado, Diogo Franco ganhou um prêmio da Smile Train organização não governamental sediada em Nova York.
Outras informações e sobre o atendimento a crianças e adolescentes portadores de fendas podem ser obtidas na Secretaria do Serviço de Cirurgia Plástica, telefone (21)2562-2822.