Seminário do CFCH discute movimentos sociais

xxxxx

agencia2265T.JPGNo dia 8 de novembro, à partir das 14 horas, a Coordenação de Extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (CFCH/UFRJ), através do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social (ESS), realizará o seminário “Movimentos Sociais – Desafios teóricos e políticos”, que pretende constituir um espaço de reflexão sobre a temática segundo suas perspectivas históricas, políticas, teóricas e democráticas.

O evento discutirá temas como a organização da CUT (Central Única dos Trabalhadores), a contribuição política do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e do MTST (Movimento de Trabalhadores Sem-Teto), além da construção de um novo projeto societário.

As inscrições para o seminário devem ser feitas pelo e-mail smsociais@cfch.ufrj.br . Confira a programação do evento:

Dia 08/11/05

14:00 h – Abertura

• Profª. Dra, Suely Souza de Almeida – Decana do CFCH;
• Profª. Dra. Andréia Frazão – Coordenadora da Pós-Graduação do CFCH;
• Profª. Dra. Lilia Pougy – Coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social;
• Profª Dra. Maria Lídia Souza da Silveira – Coordenadora de Integração Acadêmica de Extensão do CFCH e professora da disciplina teorias dos Movimentos Sociais.

14:15 h – Apresentação cultural de alunos da graduação da ESS/UFRJ

14:30 às 17:30 h – Mesa: O Mundo do Trabalho e a organização dos Trabalhadores

• Mediadora: Adriana da Silva Freitas (mestranda)

• Prof. Dr. Paulo Tumolo – UFSC Universidade Federal de Santa Catarina : “A experiência da CUT”;
• Profª. Dra. Rosangela Batistoni – Universidade Federal de Juiz de Fora : “A experiência da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo”;
• Profª Dra. Marina Barbosa Pinto – Presidente do ANDES : “Desafios atuais no processo de organização dos trabalhadores”.

18:00 h – HOMENAGEM a APOLONIO DE CARVALHO –
Apresentação: Paulo Tavares (doutorando)

18:30h às 21:00 h – Mesa: Formas Organizativas e Desafios atuais para um outro Projeto Societário

• Mediadora: Camila Pimentel (mestranda)

• Prof. Dra. Sônia Lucio : “A experiência dos trabalhadores sem teto – MTST”;
• Representante do movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) : “A contribuição política e organizativa do MST”;
• Prof. Dra. Roberta Lobo: “Os percursos da Consulta Popular”;
• Prof. Sara Granemann: “Elementos teóricos relevantes: Movimentos Sociais e Novo Projeto Societário”.