Sete dias de ciência e lazer

A Semana de Ciência e Tecnologia começou a todo vapor na UFRJ. No campus da Praia Vermelha, uma imensa tenda instalada no campo de futebol acolhe oficinas de arte, réplicas de fósseis, recitais de poesia, mostras de vídeo, experimentos interativos dos mais diversos campos da ciência. Aberta ao público de todas idades, a Semana vai até o próximo domingo. Venha conferir!

agencia2226T.jpgOficinas de arte, réplicas de fósseis, recitais de poesia, mostras de vídeo. Educação ambiental, aulas de capoeira, planetário inflável e vacinação gratuita. Dos dias 3 ao 9 de outubro deste ano, o Brasil tem a oportunidade de presenciar a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, segunda edição de um evento que mobiliza centenas de instituições de ensino e pesquisa em prol da difusão de conhecimento. E a UFRJ, como a maior universidade do país, não pôde ficar de fora.

Os campi da Praia Vermelha, do Fundão e de Macaé – onde se encontra o prédio do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM) – foram mobilizados, através da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), para proporcionar a todas as Unidades da UFRJ a oportunidade de expor à população parte de sua importante contribuição para o avanço da ciência e da tecnologia, bem como sua excelência em diversos ramos da produção artística, cultural e esportiva.

Criada em 2004 por decreto presidencial, a Semana Nacional tem suas atividades – em mais de 200 municípios de todo o país – coordenadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, através do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A organização da Semana conta com a participação dos governos estaduais e municipais e de instituições de pesquisa e ensino, assim como de entidades científicas e tecnológicas. Nos estados são criadas Comissões de Coordenação Regional que organizam a Semana. O estado do Rio de Janeiro, que concentra atualmente o maior número de entidades ligadas à pesquisa, ao ensino e à divulgação de ciência e tecnologia, é um dos destaques do evento, tendo a UFRJ como precursora.

“O objetivo principal da Semana é divulgar a ciência em envolvimento com as escolas de todo o Brasil, proporcionando às pessoas a oportunidade de entender como a produção de ciência se aplica ao nosso cotidiano”, explicou a professora Isabel Cristina Alencar de Azevedo, superintendente da PR-5. A UFRJ, além de abrir suas portas a todos para divulgar sua produção interna, também participa de eventos integrados nacionalmente em torno do tema central “Brasil, Olhe Para a Água!”, com oficinas e discussões organizadas em torno do assunto – estrutura da água, poluição, reutilização da água, dentre outros tópicos. “Nossa intenção é abrir espaço para o diálogo entre a ciência, o corpo universitário e a população em geral, para instigar a curiosidade de todos e fazer surgir novos questionamentos. Não é à toa que a Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), acontecerá simultaneamente à Semana Nacional”, declarou Isabel.

Com várias oficinas de destaque, a UFRJ terá aulas de teatro, exposições fotográficas, palestras científicas, demonstrações de projetos próprios da Universidade – como o Luminol, substância patenteada pelo Instituto de Química, e a TV Pinel, projeto em associação com o Instituto Philippe Pinel – além de apresentações da Orquestra UFRJazz e muito mais. O evento já teve início no dia 3, no prédio do NUPEM, em Macaé. A partir do dia 4 até o dia 9, domingo, o campo de futebol do Complexo Desportivo do campus da Praia Vermelha, em Botafogo, reúne, em uma grande tenda, vários “espaços” temáticos, como por exemplo, o Espaço da Química, da Saúde, de Biogeo, de Arte e Movimento, além de atividades ao ar livre, promovidas pelo Núcleo Interdisciplinar UFRJmar e nas dependências da Casa da Ciência. A entrada principal é pelo portão da rua Lauro Muller.

No campus da Ilha do Fundão, todas as atividades estarão acontecendo dia 8, sábado, concentradas no Prédio do Hangar, próximo ao Alojamento Estudantil da Cidade Universitária. Para obter mais informações sobre a programação da Semana na UFRJ, acesse o site da Pró-Reitoria de Extensão. Para saber toda a programação em nível nacional, acesse o site do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Veja aqui imagens do primeiro dia da Semana de Ciência e Técnologia na UFRJ