Limpeza nas Praias do Fundão

njnjnjnc jnjnc

agencia2198T.jpgO Dia Mundial de Limpeza das Praias foi comemorado na Ilha do Fundão. Apesar do dia chuvoso e do frio a atividade teve a presença de dezenas de pessoas, entre elas, professores e funcionários do Curso de Engenharia Naval e da Escola de Pescadores de Macaé, alunos dos cursos de Letras, Biologia, Engenharia, Microbiologia e Imunologia e diversos estudantes do Alojamento. Ao final foram coletados mais de 100 kg de material.
O evento foi organizado pela CANA – Confraria dos Alunos da Naval, dentro das atividades do Trote Solidário, que se encerra no dia 30 de setembro. Além disso, o biológo Marco Aurelio Louzada, do Instituto de Biologia da UFRJ e prof. do Cefet de Nilopolis, coordenou o replantio da vegetação do manguezal próxima ao CETEM. O reflorestamento do manguezal da orla do Fundão foi também uma atividade do “Trote Solidário”, que teve início com a limpeza do manguezal. As mudas foram doadas gentilmente pelo Horto da Prefeitura Universitária, que é dirigido pela paisagista Beatriz Araújo. Foram plantadas mudas de mata nativa que irão contribuir para revigoramento do meio-ambiente marinho e a ampliação da biodiversidade ainda existente nesse canto da Baía de Guanabara.
Essa atividade foi realizada no Dia Mundial de Limpeza das Praias – o CLEAN UP DAY!!! – esse ano comemorado no sábado dia 17 de setembro, e também contou com a atuação do catamarã de limpeza “LIXO ZERO” que percorreu as orlas das Ilhas do Fundão, Bom Jesus e Catalão recolhendo lixos acumulados nas praias.
O 1º “CLEANUP DAY” foi realizado no Texas – EUA, em 1986, organizado pelo Center for Marine Conservation (CMC) tendo 2.800 voluntários dentro e fora d’água que recolheram 124 toneladas de lixo. Após o ano 2000, esta celebração tem se espalhado por todo o planeta, devendo ser celebrada NO terceiro sábado do mês de setembro.
Atividade semelhante será feita dentro da programação da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está sendo coordenada na UFRJ pela pró-reitoria de Extensão. NO sábado, dia 9 de outubro, haverá limpeza das praias da Ilha do Catalão e replantio de vegetação do manguezal próximo.