II Conferência Brasil União Européia

sdhfus

agencia2190T.gifO Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza de 19 a 20 de setembro a II Conferência Brasil União Européia Ampliada. Entre os propósitos do evento está a intenção de se consolidar na UFRJ um fórum permanente de debates sobre a problemática geral das relações América Latina/Europa contemporânea, tendo em vista a evolução do atual panorama internacional desde a entrada dos dez novos membros na União Européia (EU). Presidida pelo reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, a Conferência está sob a coordenação geral professores Vitor Iorio e Geraldo Nunes, que responde atualmente pelo Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI) da Universidade.

Participarão da mesa de abertura do evento, às 9 horas de segunda-feira, dia 19, além de Aloísio Teixeira, o professor Nelson Maculan, Secretário Geral da SESU e Diretor do Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Samuel Pinheiro Guimarães, do Ministério das Relações Exteriores e o Professor Emérito da UFRJ Eduardo Portella, ex- Ministro da Educação e membro da Academia Brasileira de Letras. Entre os convidados do exterior que participam de painéis de debates subseqüentes estão Bernard Cassen, jornalista do Le Monde Diplomatique, que discutirá a “ Reforma do Estado, Governança Supranacional, Nova Constituição Européia e Patrícia Pol , reitora da Universidade de Paris, que fará uma conferência sobre Integração Acadêmica América Latina- Europa.

O evento terá lugar na antiga Casa do Estudante Universitário (CEU), que fica na Av. Rui Barbosa , 762, Flamengo.

Para conferir a íntegra da programação, que este ano incorporou novos temáticas, como a recorrente questão da inclusão social e da interculturalidade, assim como a recente seqüência de crises institucionais na América Latina (Peru, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador) Clique Aqui!