Biblioteca do CCMN inaugura novas instalações

O Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza reinaugurou, dia 15 de setembro, totalmente reformada, a sua bibilioteca, que abriga 101 mil títulos. Presidindo a a cerimônia, a decana Angela Rocha dos Santos afirmou:”É a ralização de um sonho”.

agencia2187T.jpg“A educação pública do Rio de Janeiro tem que dizer um ‘muito obrigado’ à UFRJ”. Foi com essa frase que o secretário de educação do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Mendonça, resumiu a importância do sistema de bibliotecas e informação da UFRJ, simbolizado pela inauguração da nova Biblioteca Central de Graduação do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), ocorrido no último dia 15 de setembro, onde esteve presente.
Cerca de duzentas pessoas compareceram à inauguração que contou ainda com a participação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Joel Teodósio, do superintendente geral de Administração e Finanças, professor Milton Flores, do superintendente da pró-reitoria de Pessoal, Roberto Gambine, do prefeito da UFRJ, professor Hélio de Mattos Alves e de outras autoridades da universidade.
Para a decana do CCMN, professora Ângela Rocha dos Santos, muito festejada e elogiada na cerimônia, a nova biblioteca é a realização de um sonho.
“Todos nós estamos de parabéns pela realização desse sonho de mais de duas décadas. Nosso Centro necessitava muito de uma nova biblioteca. Isso não seria possível sem a determinação de cada um dos funcionários, e a boa vontade da reitoria e da secretaria de educação”, afirmou.
A coordenadora geral do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ, Paula Mello, falou da importância da nova biblioteca do CCMN para a UFRJ.
“Podemos, sem dúvida, ser tão melhores quanto as outras bibliotecas de nossa cidade”.
Já o professor Joel Teodósio parabenizou toda a comunidade do Centro e ressaltou o caráter integrador da biblioteca.
“Com toda certeza não só os alunos do CCMN ganham com isso. Toda a UFRJ se beneficia”, afirmou.
Com um acervo de 101 mil livros, a nova biblioteca ocupará um mobiliário de última geração para melhor atender seus cerca de cinco mil usuários cadastrados. Apenas no ano passado, foram registrados cerca de 39 mil consultas à biblioteca. Segundo o reitor, professor Aloísio Teixeira, essa reforma busca dar melhores condições de trabalho para os bibliotecários, assim como os alunos. Para ele é uma forma de se investir nos funcionários e nos alunos da universidade.