Enfermagem promove colóquio internacional

hdhdhdhdhd

agencia2178T.jpg“Ampliando os Espaços da História da Enfermagem”. Este é o tema central do 2º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, promovido pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 12 a 15 de setembro. O objetivo do evento é reunir profissionais ligados ao ensino e à pesquisa na área da História da Enfermagem, visando à troca de experiências e à promoção de intercâmbio nacional e internacional. A marca do colóquio são as conferências e apresentações de trabalhos, que serão realizadas, respectivamente, no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, na Praça Onze, e no Pavilhão de Aulas da EEAN, na rua Afonso Cavalcanti, 275 – Cidade Nova. Além do Brasil, representantes do Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, México, Peru, Cuba, Equador também participam do evento.

“O intercâmbio da história da enfermagem dos diversos países latino-americanos é fundamental para o fortalecimento da área de Enfermagem”, ressalta a coordenadora do evento, Sueli Batista. Ainda de acordo com a coordenadora, a construção do saber em história da enfermagem conta, não só com os profissionais da área, mas também com historiadores e cientistas sociais. “Parceiros fundamentais para a abordagem histórica da enfermagem”, ressalta.

De acordo com o professor e membro da comissão organizadora do evento, Antônio José de Almeida, a programação científica do encontro comporta 120 apresentações de trabalhos, que podem ser feitas oralmente, através de pôsteres ou vídeo. Deste total, 100% das vagas oferecidas foram ocupadas. Os principais temas abordados foram a Construção do Saber da História da Enfermagem, Inserção da História da Enfermagem nas Comunidades Científicas da América Latina, Interfaces da História da Enfermagem e Desenvolvimento da História da Enfermagem: ensino e pesquisa.

A promoção do evento é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras) do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Anna Nery. O melhor trabalho, nacional e internacional, será premiado pela comissão julgadora do encontro.

Para obter mais informações sobre o 2º Colóquio Latino-Americano, clique aqui.