CONSUNI discute Restaurante Universitário

xxxxxxx

agencia2160T.jpgNo Conselho Universitário (Consuni) do dia 25, foi apresentando o ante-projeto do Restaurante Universitário, conhecido popularmente como bandejão. A apresentação do projeto foi feita pela coordenadora do mesmo, a professora do Instituto de Nutrição da UFRJ, Lucia Andrade. Segundo ela, este projeto contempla questões pontuais e orçamentárias que envolvem a criação do restaurante.

Foi feita também a apresentação da planta do prédio que irá abrigar o bandejão. O projeto foi elaborado por arquitetos do Escritório Técnico Universitário (ETU). O arquiteto Alexandre Martins, coordenador do projeto, ressaltou que este é apenas um ante-projeto, podendo ser mudado na medida em que avancem as discussões no Consuni.

A preocupação do representante dos estudantes no Conselho, e também integrante do Diretório Central dos Estudantes ( DCE) da UFRJ, Pedro Martins, com relação ao projeto, é saber quando vão começar as obras e qual será o custo pago pela refeição. Pedro também destacou a necessidade de ampliação do horário de atendimento por parte do restaurante que, pelo projeto, só funcionaria das 11h às 14:30h, deixando de atender aos estudantes de cursos noturnos. Indagou, ainda, sobre a possibilidade de implementação de outros bandejões nos campi da universidade. Para o representante discente do Conselho, o bandejão é importante para a manutenção dos estudantes na universidade.

A professora Lucia afirmou que o não vê problemas em ampliar o horário de atendimento do restaurante. Lucia afirmou que o restaurante, “a partir do momento que conseguir atender a maior demanda, que é do horário do almoço, poderá atender a outras sem grandes problemas”.

Recursos

Segundo o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, a universidade está diante de uma grave ameaça de restrição do orçamento para 2006. Este ano, a universidade fechará com um déficit de R$ 15 milhões de reais, afirmou o reitor. O valor é referente a pagamentos de contratos firmados entre a universidade e empresas prestadoras de serviço e concessionárias públicas. Mantida a escassez de verbas, a universidade não terá como honrar seus compromissos com estas empresas no próximo ano, disse o professor Aloísio.

Durante o Consuni, cerca de 50 estudantes acompanharam a apresentação do projeto do Restaurante Universitário. Os alunos chegaram gritando palavras de ordem como: “abaixo mensalão, queremos bandejão!”.

Aloísio enfatizou que este projeto deve ter uma cara acadêmica e que, o atraso do inícios das obras se deve a uma limitação real do orçamento. Além disso, o reitor destacou a importância da participação dos estudantes e de técnicos administrativos da instituição na Comissão que está sendo reformulada, e responde pela elaboração do projeto do bandejão.

No próximo Consuni, o reitor irá detalhar o acordo firmado com o Banco do Brasil, ano passado, que destina uma quantia para o início das obras do restaurante.