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Sinal verde para o conhecimento

Shopping centers, hipermercados, cinemas. Quando construídos, sabemos algumas de suas conseqüências: mais congestionamentos e maior trânsito de carros. No entanto, o que não sabíamos é que a Rede Ibero-Americana de Estudo em Pólos Geradores de Viagens, através do portal virtual coordenado pelo Programa de Engenharia de Transportes da UFRJ (PET/COPPE), disponibilizará informações para que o cidadão comum estabeleça estimativas de tráfego e metodologias que sustentem estudos no setor.

agencia2129T.gifUm shopping center, um hipermercado, apart-hotéis ou cinemas. Quando instalados perto de nossas residências, sabemos qual é a conseqüência inevitável: mais congestionamentos e maior trânsito de carros nas ruas de nossos bairros. No entanto, o que não sabíamos é que existe a possibilidade de medição concreta das ordens de grandeza do tráfego adicional gerado por esses empreendimentos. É esse o objetivo da Rede Ibero-Americana de Estudo em Pólos Geradores de Viagens, que através do portal virtual (http://redpgv.coppe.ufrj.br/) coordenado pelo Programa de Engenharia de Transportes da UFRJ (PET/COPPE), disponibilizará informações para que o cidadão comum estabeleça estimativas de tráfego, metodologias e modelos complexos que sustentem técnica e cientificamente a realização de tais estudos sobre esses impactos.

A rede, que conta com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promove a integração entre grupos de pesquisa do setor de transportes de várias universidades da América Latina, Espanha e Portugal, sendo a UFRJ incluída entre as instituições. O PET é um dos programas de pós-graduação que compõem o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

Professor do PET coordena portal

“Atualmente, só contamos com a aprovação e o patrocínio do CNPq. Porém, em função dos recursos disponíveis serem muito restritos, estamos buscando apoio financeiro de outras entidades, como prefeituras e ministérios, além de apoio científico de outras unidades da UFRJ”, disse o professor Licinio Portugal, coordenador do portal virtual que pretende socializar as informações da rede. Segundo o professor, a idéia de construção deste portal surgiu devido à necessidade de se dispor de um fórum permanente de discussão e socialização de dados, publicações, cursos e eventos técnico-científicos relacionados ao setor.
Os Pólos Geradores de Viagens (PGVs), foco principal de estudo da Rede, são os empreendimentos caracterizados por concentrar espacialmente uma grande quantidade de atividades, gerando significados contingentes de viagens e veículos nas vias públicas. Devido a esses impactos no tráfego, aliados ao crescimento populacional, existe uma preocupação cada vez maior por parte dos órgãos de trânsito e transportes e das empresas privadas que atuam no setor. Inúmeros trabalhos sobre o assunto surgiram nos Estados Unidos e na Europa na década de 80.

No entanto, apesar desse esforço internacional de pesquisa, em função das diferenças socioeconômicas existentes entre os países, bem como das características peculiares de cada PGV, as especificidades resultantes demandam o desenvolvimento de métodos e modelos compatíveis com as condições locais e com a realidade dos países latino-americanos, como o Brasil. Nesse sentido, o portal procura sistematizar o conhecimento sobre o assunto, como também expor procedimentos e parâmetros condizentes com a realidade das nossas cidades e com o comportamento da demanda de viagens.

UFRJ participa do primeiro encontro da rede

Entre os dias 25 e 28 de abril, mais de trinta pesquisadores vindos de diferentes universidades se reuniram no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, para o primeiro encontro da Rede Ibero-Americana, no qual foram delegadas funções a cada universidade envolvida no projeto. A UFRJ tornou-se encarregada, dentre inúmeras funções, da análise das metodologias existentes no setor, do estabelecimento de taxas de geração de viagens, da caracterização de padrões de viagens, do estudo de variáveis explicativas e do estudo de impactos e fatores locais que influem no trânsito viário. Observe, na tabela abaixo, os Pólos Geradores de Viagens delegados a cada universidade para estudo específico:

Países / Instituições
Pólos e Áreas de Interesse
Argentina / UNC
Hipermercados
Brasil / UnB
Supermercados, Instituições de Ensino
Brasil / IME
Shopping Centers, Pedestres,Ciclistas
Brasil / UFBa
Mutipólos, Instituições de Ensino
Brasil / UFC
Terminais, Planejamento e Uso do Solo Urbano
Brasil / UFRJ
Terminais de Carga, Recreacional, Instituições de Ensino, Varejo, Hotéis, Apart-Hotéis, Condomínios
Brasil / UFSC
Mutipólos, Centro de Eventos e outros
Brasil / EESC-USP
Indicadores de Estatísticas Espaciais
Colômbia / UV
Recreacional, Instituições de Ensino, Terminais de Carga e de Passageiros
Equador / UPN
Instituições de Ensino
Espanha / UPC
Planejamento Urbano, Infra-Estrutura do Território, Tendências de Desenvolvimento dos Pólos
Peru / UNMSM
Instituições de Ensino e Centros Comerciais
Portugal / UTL e UM
Indefinido
Uruguai / URO
Portos, Instituições de Ensino Particulares
Venezuela / USB
Terminais, Turismo, Centros Comerciais, Instituições de Ensino, Hospitais, Pedestres
Brasil / CET-Rio*
Oferta de Transporte Público, Torres de Escritório, Cinemas

Fonte: Portal da Rede Ibero-Americana de Estudo em Pólos Geradores de Viagens
( http://redpgv.coppe.ufrj.br/ )
* Companhia de Engenharia e Tráfego

Responsável pela coordenação do portal, o Programa de Engenharia de Transportes da COPPE já produziu mais de 360 teses de mestrado e doutorado desde o início de suas atividades, na década de 70. Seu corpo docente, composto por quatorze doutores, além das atividades de ensino e pesquisa, atua no desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos contratados por organismos públicos e privados.