Aniversário da Escola de Música

nanananananananan

A Escola de Música, em comemoração aos seus 157 anos, completados agora em agosto, programou uma série de Concertos que irão acontecer ao longo deste mês. O repertório, bastante diversificado, irá permitir que sejam homenageados um número significativo de compositores e formações variadas.

O Duo Pianístico da UFRJ com a professora Sonia Maria Vieira e a Professora Maria Helena de Andrade irá abrir as festividades no próximo dia 8 de agosto. Ambas já se apresentaram no Duo Kennedy Center, em Washington, e na OEA, Organização dos Estados Americanos.

Uma vida

Há mais de 28 anos na Escola de Música da UFRJ, embora tenha entrado pela primeira vez na instituição aos 11 anos de idade, a professora Sonia Maria Vieira, hoje com 60, diz que a comemoração dos 157 anos da Escola de Música é algo raro de acontecer na sociedade, por ser este um evento sobre uma bem sucedida instituição.

Segundo a professora Sonia, atual diretora do Setor Artístico e cultural, nestes mais de 100 anos de existência da Escola, a instituição foi fundamental na formação de pianistas, compositores e regentes de carreira internacional. Como o regente Roberto Duarte e os pianistas Sônia Goulart e Arnaldo Cohen, todos formados por nossa Escola e com carreiras bem sucedidas no exterior, diz ela.

A música de Concerto sempre foi promovida pela Instituição que, através destes eventos gratuitos, aproximam cada vez mais as a população deste tipo de música, afirma Sonia.

Os recitais irão ocorrer no Salão Leopoldo Miguez, às 18:30. A entrada é gratuita. A Escola de Música fica à rua do Passeio, 98/ Centro. Tel: 2240-1391 / 2240-1491.

Veja a seguir a programação completa

Dia 8 – Duo Pianístico da UFRJ – Sônia Maria Vieira e Maria Helena de Andrade.
Programa:
– Edvard Grieg – Suíte Peer Gynt no 1.
– Maurice Ravel – Ma mère l’ oye.
– Aloysio de Alencar Pinto – Sarau de sinhá.
– Ronaldo Miranda – Frevo.

Dia 9 – Concerto de órgão – Gertrud Mersiovsky.
Programa:
– Johann Sebastian Bach – Praeludium et fuga in G BWV 541.
– An Wasserflüssen Babylon a dois clav. e pedale doppio BWV 653 b (Junto aos rios da Babilônia).
– Allein Gott in der Höh sei Her a dois clav. e pedale. Canto fermo in tenore BWV 663 (Glória a Deus nas alturas).
– Allein Gott in der Höh sei Her a dois clav. e pedale Canto fermo in soprano BWV 662.
– Trio super: Allein Gott in der Höh sei Her a dois clav. e pedale BWV 664.
– Valet will ich dir geben. Canto fermo in pedale BWV 736 (O adeus quero te dar).
– Praeludim (Fantasia) et fuga in G BWV 542.

Dias 12, 13, 14 e 16 de agosto – “Dido e Enéias”, ópera barroca do compositor inglês Henry Purcell (1659-1695), em mini-temporada. Direção artística: Wendell Kettle. Elenco formado por cantores da Companhia Experimental de Ópera.

Dia 17 – Madrigal de Trombones.
Programa:
– Dimitri Shostakovich – The fire of eternal glory. Arr.: John Bohls.
– Edvard Grieg – Landsighting. Arr.: Erling Lian.
– Kazimierz Serocki – Suíte für posaunen (cinco movimentos).
– Duda – Temas nordestinos (suite).
– Bart Howard – Fly me to the moon. Arr.: Robert Hughes.
– Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes – Se todos fossem iguais a você. Arr.: Gilberto Gagliardi.
– Ary Barroso – Aquarela do Brasil. Arr.: Gilberto Gagliardi.

Dia 23 – Câmara Master. Amarílis Guimarães e Leonardo Fantini (violinos), Alysio de Mattos (viola), Jorge Armando e Fábio Coelho (violoncelos).
Programa:
– Franz Schubert – Quinteto para cordas em Dó Maior D 956 (op post) 163.

-Dia 31 – UFRJazz.
Lançamento do CD “UFRJazz Ensemble interpreta Júlio Barbosa”. A orquestra comemora os seus dez anos de existência, juntamente com os 30 anos de carreira do regente José Rua.