Curso de Bioética no Forum de Ciência e Cultura

fff

De 1º da agosto a 26 de setembro estará acontecendo, no Salão Pedro Calmon, do Forum de Ciência e Cultura/UFRJ, o Curso de Formação: Bioética Aplicada a Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Este evento é promovido pela Pró-reitoria de Pessoal e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva- NESC. As palestras ocorrem toda segunda-feira, sendo que a partir das 13 h e 30 min, haverá debates abertos a participação do público.
O Pró-reitor de Pessoal, professor Luiz Afonso Mariz, destacou a importância do evento para a capacitação mais específica de servidores atuantes nas unidades que utilizam pesquisas com seres humanos. “O curso congrega servidores, docentes e alunos da UFRJ e de outras instituições de ensino, o que o enriquece muito e aumenta a gama de trocas”.
O objetivo do curso é aumentar o número de Comitês de Ética em Pesquisa na universidade, que já foram implementados nas seguintes unidades do Centro de Ciências da Saúde – CCS: Instituto de Psiquiatria, Hospital Universitário, Escola Anna Nery/HESFA, Maternidade Escola/Gineco e NESC. O curso pretende incentivar a todas as unidades da universidade a implantar o seu comitê.
Para Sergio Rego, da FIOCruz, e Marisa Palácios, do NESC, a implantação do Comitê desenvolve uma cultura ética que passa a permear toda a discussão científica .
Órgãos públicos, como a Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, estavam representados no evento, além da presença de docentes da área de saúde de outras instituições de ensino superior.
O Forum fica localizado no campus da Praia Vermelha, ( Av. Pasteur, 250) e a programação do evento está disponível no seguinte endereço www.nesc.ufrj.br.