Hospital Universitário pede doações

xxxx

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) precisa urgentemente de doadores de todos os tipos de sangue, sobretudo do tipo “O negativo”, pois foi verificada na tarde desta quinta-feira a existência de apenas uma bolsa desse tipo sangüíneo na geladeira do Serviço de Hemoterapia. Neste mesmo dia, apenas 30 pessoas doaram sangue ao Hospital, especializado em tratamentos de alta complexidade (como transplantes), sendo que o ideal diário é de 80 doações. O Serviço de Hemoterapia, que constatou uma queda de até 80% no total de doações de sangue, está praticamente sem plaquetas, essencial para o processo de coagulação sangüínea.

Para doar, é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e levar um documento de identidade. Não é preciso estar em jejum, sendo suficiente que o doador não tenha ingerido nada muito gorduroso até duas horas antes da coleta.

A doação é feita no terceiro andar do Hospital, de segunda a sexta-feira, entre as 8h e 13:30h. O sangue doado também abastece o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e a Faculdade de Medicina da UFRJ. Mais informações pelo telefone 2562-2305 ou pelo e-mail hemoter@hucff.ufrj.br .