Categorias
Memória

Formação Continuada de professores na UFRJ

xxxx

agencia2102T.JPGA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, promove nos meses de julho e agosto um curso de atualização na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias para professores do Ensino Médio da rede pública. Esta ação faz parte do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (PROMED), desenvolvido pelo Ministério da Educação em convênio com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

No primeiro dia do curso (25 de julho), o Centro de Tecnologia da UFRJ foi o palco de inúmeros eventos relacionados. Primeiramente, foi realizada uma mesa redonda para discutir a construção do currículo no Ensino Médio e o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), tendo como debatedores as professoras Regina Celí e Marcia Ferreira, da Faculdade de Educação da UFRJ, e a professora Marta Feijó Barroso, do Instituto de Física da UFRJ. A professora Regina Celí, que iniciou o debate, elucidou os espectadores sobre as diferentes teorias de currículo e as modificações das leis de ensino ao longo da história do país. Segundo a professora, a teoria tradicional do currículo, seguida pelos primeiros cursos de pedagogia e licenciatura no Brasil, se baseava no planejamento de um programa educacional, ao invés de procurar entender o que é um currículo.

A teoria crítica, usada inicialmente na década de 80, trata o currículo como a base do conhecimento, regido por relações de controle e poder baseadas nas diferenças de classes. Já a teoria pós-crítica, surgida na década de 90, enxerga a questão do poder como algo mais grave, inserido em todas as esferas da sociedade. Chamando a atenção para as leis que regem a formação do currículo, a professora Marcia Ferreira debateu sobre quem são os controladores dessas leis e como as políticas nacionais influem em sua constituição.

Ela também lembra que os professores, mesmo que decidam não seguir as diretrizes estabelecidas pela lei, contam apenas com uma relativa autonomia na formação do currículo, já que todos estão previamente inseridos em um conjunto de tradições, no qual somos formados. Já a professora Marta Barroso, pesquisadora sobre o ensino à distância e o ensino de Física na universidade, apresentou aos espectadores seu documento de Reorientação Curricular, formulado juntamente com o Laboratório de Ensino e Desenvolvimento em Matemática e Ciências do Instituto de Física e em parceria com a Secretaria de Educação, na tentativa de atualizar as propostas de currículo para os professores. Ela contou que a UFRJ foi contratada pelo governo, em setembro de 2004, para formular este documento até novembro do mesmo ano. A proposta está no site www.if.ufrj.br/~curriculo.

Ao final da mesa redonda, alguns professores protestaram contra a proposta, que teria sido feita em apenas dois meses. Também protestaram contra as condições de imposição nas relações entre os professores e os diretores das instituições de ensino, que estariam prejudicando a liberdade dos professores para formularem currículos diferenciados. Enquanto isso, fora do Auditório do CT, acontecia a Mostra Interativa de Ciências e Matemática, com a participação de professores e alunos dos Institutos de Matemática, Física, Química, Geociências, Biologia, Macromoléculas, Ciências Biomédicas, Bioquímica Médica, Microbiologia e Observatório do Valongo. Foram apresentados vários projetos, que misturavam diversão e didática, para apresentar diferentes conceitos científicos de forma lúdica aos professores e demais participantes.

Confira abaixo a programação completa do curso:

Programação de Julho:

– 25 de Julho Auditório do Centro de Tecnologia (CT):

8h às 8h 30min – Confirmação dos planos individuais de trabalho.

8h 30min às 11h – Mesa Redonda: Tema: Os PCNs e a construção do currículo no Ensino Médio. Debatedores: Regina Céli Oliveira da cunha, Carmen Teresa Gabriel, Marcia Serra Ferreira, professores da Faculdade de Educação da UFRJ, e Marta Feijó Barroso, professora do Instituto de Física da UFRJ.

11h às 13h – Mostra Interativa de Ciências e Matemática, com a participação de professores e alunos dos Institutos de Matemática, Física, Química, Geociências, Biologia, Macromoléculas, Ciências Biomédicas, Bioquímica Médica, Microbiologia e Observatório do Valongo.

– 26 de Julho Auditório do CT:

8h às 10h – Mesa Redonda: Tema: Educação, Trabalho e Cidadania. Debatedores: João Ferreira (Decano do Centro de Ciências da Saúde – UFRJ) e Jailson Alves dos Santos (Faculdade d Educação – UFRJ).

10h às 12h – Palestra e Mostra de Vídeos Didáticos Palestrante: Professora Maria Antonieta Teixeira de Almeida, do Instituto de Física da UFRJ.

13h 30min – Filme: Pi Comentários: Professor Ricardo Kubrusly, do Instituto de Matemática da UFRJ.

A partir de 14h – Visita guiada ao LADETEC – Laboratório de Controle Anti-Doping da UFRJ. Encontro no saguão do bloco A do CT, nos horários programados. Prioridade para os professores de Química.

Horários de visita: 14h (10 pessoas), 14h 30min (10 pessoas), 15h (10 pessoas) e 15h 30min (10 pessoas).

– 27, 28 e 29 de Julho

8h às 13h – Início das seguintes disciplinas: – A Pesquisa em Ensino em Ciências e A Sala de Aula – Ensino das Ciências: Oficinas de Astronomia – Fundamentos de Psicodidática para o Ensino da Física – Viroses na Natureza – Informática no Ensino de Física – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Funções – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Geometria – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Números e Álgebra – Matemática e Cidadania – Tendências da Educação Matemática – Experimentação em Química

– 27, 28 e 29 de Julho Visita guiada ao Museu da Vida – FIOCRUZ 13h 30min às 16h – Visita: Para os professores já inscritos. O ônibus sairá da frente do CCMN e do CCS às 13h 15min.

Programação de Agosto

– 6 de Agosto 8h às 13h – Início das seguintes disciplinas: – A Pesquisa em Ensino em Ciências e A Sala de Aula – Desenvolvimento de Projeto Pedagógico Interdisciplinar – Modelagem e Problemas em Ciências – A Ecologia no ensino Médio – Genética na Sala de Aula: Estratégias de Ensino-Aprendizagem – Experimentos em Física – uma coletânia de episódios interessantes – Análise Combinatória – Área em Geometria – Cônicas: Visão Geométrica e Histórica com Aplicação à Resolução de Problemas – Estudo de Funções no Ensino Médio – Ensino de Química, O Cotidiano e A Integração Curricular – Química e Meio Ambiente 8h 30min às 10h – Palestra: Catedrais Góticas, Órbitas Planetárias, Pedra nos Rins e Transmissões Via Satélite: Descobrindo O Elo Perdido Palestrante: Ângela Rocha dos Santos, do Instituto de Macromoléculas da UFRJ. Local: Salão Nobre (Decania do CCMN) 14h às 16h – Palestra: Infinito, Arte e Matemática: Escher e As Geometrias Palestrante: Ricardo Kubrusly Local: Salão Nobre (Decania do CCMN) – 13 de Agosto 8h às 13h – Início da Disciplina: Um Mergulho no Corpo 8h às 13h – Continuação das seguintes disciplinas: – A Pesquisa em Ensino em Ciências e A Sala de Aula – Ensino das Ciências: Oficinas de Astronomia – Fundamentos de Psicodidática para o Ensino da Física – Interdisciplinalidade em Ação – Modelagem e Problemas em Ciências – A Ecologia no Ensino Médio – Genética na Sala de Aula: Estratégias de Ensino-Aprendizagem – Viroses na Natureza – Experimentos em Física – uma coletânia de episódios interessantes – Análise Combinatória – Área em Geometria – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Funções – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Geometria – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Números e Álgebra – Cônicas: Visão Geométrica e Histórica com Aplicação à Resolução de Problemas – Estudo de Funções no Ensino Médio – Matemática e Cidadania – Tendências da Educação Matemática – Ensino de Química, O Cotidiano e A Integração Curricular – Química e Meio Ambiente – Experimentação em Química 14h – Filme: O Preço do Desafio Local: Salão Nobre (Decania do CCMN) 14h às 16h – Visita ao Museu da Vida – FIOCRUZ Ônibus saindo da frente do CCMN e do CCS. Somente para professores de fora do Rio e Grande Rio. – 20 de Agosto 8h às 10h – Palstra do Núcleo Temático 4 – Grupo 1 (A ser anunciada) Local: Salão Nobre (Decania do CCMN) 8h às 13h – Continuação das Disciplinas – A Pesquisa em Ensino em Ciências e A Sala de Aula – Fundamentos de Psicodidática para o Ensino da Física – Interdisciplinalidade em Ação – Modelagem e Problemas em Ciências – A Ecologia no Ensino Médio – Genética na Sala de Aula: Estratégias de Ensino-Aprendizagem – Um Mergulho no Corpo – Experimentos em Física – uma coletânia de episódios interessantes – Análise Combinatória – Área em Geometria – Cônicas: Visão Geométrica e Histórica com Aplicação à Resolução de Problemas – Estudo de Funções no Ensino Médio – Ensino de Química, O Cotidiano e A Integração Curricular – Química e Meio Ambiente 14h às 16h – Palestra do Núcleo Temático 4 – Grupo 1 (A ser anunciada) Local: Salão Nobre (Decania do CCMN) – Semana de 22 a 26 de Agosto Salão Nobre (Decania do CCMN) – Filmes comentados: 22/08 – 8h: O Nome da Rosa 13h: Parque dos Dinossauros 23/08 – 8h: Sociedade dos Poetas Mortos 13h: Encontrando Forrest 24/08 – 8h: Mostra de Filmes Científicos 13h: Blade Runner 25/08 – 8h: O Preço do Desafio 13h: Mostra de Filmes Científicos 26/08 – 8h: O Óleo de Lorenzo 13h: Pi – 27 de Agosto 8h às 13h – Continuação das Disciplinas: – A Pesquisa em Ensino em Ciências e A Sala de Aula – Desenvolvimento de Projeto Pedagógico Interdisciplinar – Ensino das Ciências: Oficinas de Astronomia – Fundamentos de Psicodidática para o Ensino da Física – Interdisciplinalidade em Ação – Modelagem e Problemas em Ciências – A Ecologia no Ensino Médio – Genética na Sala de Aula: Estratégias de Ensino-Aprendizagem – Um Mergulho no Corpo – Viroses na Natureza – Experimentos em Física – uma coletânia de episódios interessantes – Informática no Ensino de Física – Análise Combinatória – Área em Geometria – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Funções – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Geometria – Conceitos e Tecnologia no Estudo de Números e Álgebra – Cônicas: Visão Geométrica e Histórica com Aplicação à Resolução de Problemas – Estudo de Funções no Ensino Médio – Matemática e Cidadania – Tendências da Educação Matemática – Ensino de Química, O Cotidiano e A Integração Curricular – Química e Meio Ambiente – Experimentação em Química 14h – Filme: O Preço do Desafio Local: Salão Nobre (Decania do CCMN) 14h – Visita ao Tanque Oceânico – UFRJ Ônibus saindo da frente do CCMN e do CCS. Somente para professores de fora do Rio e Grande Rio.