Categorias
Memória

CCJE promove Conferência Internacional

xxxx

A segunda versão da Conferência Internacional “Reformando as Reformas: Alternativas ao Consenso de Washington”, que ocorrerá no dia 25 de julho, discutirá brevemente, com a ajuda de especialistas em diversos setores da sociedade, os problemas na condução da política monetária mundial.

Na Sessão I (das 10h às 13h), serão debatidas as políticas monetárias de países com contas de capitais abertas. O regime de metas inflacionarias com taxas de câmbio flexíveis, adotado no Brasil, será comparado com outros regimes, como o de cambio fixo e o de controle de capitais. Serão também discutidos arranjos monetários internacionais alternativos e como eles afetaram a política monetária atual.

Na Sessão II (das 14:30 às 17:30), serão discutidas as políticas de liberalização externa, promovidas pelo Consenso de Washington, bem como o papel do Estado Nacional e das Instituições de Bretton Woods na era pós-Consenso e o posicionamento do Brasil neste cenário.

Os participantes serão: Luiz Nassif (jornalista da Folha de São Paulo, presidente da Mesa Alcino Ferreira Câmara Neto e decano do CCJE/UFRJ), Fernando Cardim de Carvalho (professor do Instituto de Economia da UFRJ), José Carlos Miranda (chefe da Assessoria Econômica e membro do Ministério do Planejamento), Antônio Carlos Macedo e Silva (professor da Universidade Estadual de Campinas), Franklin Serrano (professor do IE), Matias Vernengo (professor da University of Utah), Marcela Sanchez (jornalista do Washington Post – Presidente da Mesa), Jane DArista (profissional do Financial Markets Center), Paul Davidson (professor da University of Tennessee), Carlos Lessa (presidente do BNDES), Lance Taylor (professor da New School University), e Thomas Palley (profissional da Open Society Institute).

A Conferência, iniciativa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ, será realizada no Salão Pedro Calmon, no Forum de Ciência e Cultura, que fica na Avenida Pasteur, 250.