Categorias
Memória

Congresso debate Antigüidade Clássica no Fórum

ghghghgg ghghghghg

Acontece de 11 a 15 deste mês no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ o VI Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC, um evento bienal que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, especialistas em Antigüidade Clássica. Representantes de 52 universidades, sendo 42 nacionais e 10 estrangeiras participarão do evento, que terá um total de 367 trabalhos inscritos

Esta é a terceira vez que o Congresso é realizado no Rio de Janeiro e comemora os 20 anos de existência da SBEC. Sob o tema Memória & Festa, os participantes querem chamar a atenção para questões comuns que rompem com o excesso de significado, com a ordem social, brincam com os sentidos e sentimentos e reconstróem o mundo, promovendo uma nova identidade social.

Para viabilizar o evento, foi formado um pool de universidades públicas, como UFF, UniRio, Uerj e UFRRJ, lideradas pela UFRJ, que apresenta o maior número de trabalhos. Dentre os países estrangeiros, a contribuição para o debate vem da Áustria, Espanha, França, Portugal, Chile e Argentina. Como convidados participam os pesquisadores Ana Maria Gonzáles de Tobia, da Universidad Nacional de la Plata, na Argentina e Bárbara Cassin da CNRS/França.

Dentre os conferencistas nacionais destacam-se o prof. doutor Carlos Antônio Kalil Tannus da UFRJ, com o tema “Expressões da festa na literatura novilatina em Portugal”, o prof. doutor Jacyntho Lins Brandão, da UFMG, com o tema “Eros e festa no romance grego antigo”, e a profª doutora Zélia de Almeida Cardoso, da USP, com o tema “Festas romanas: da época dos reis ao advento do cristianismo”. O encontro dos pesquisadores é uma boa oportunidade para se conhecer um pouco mais sobre festa, artigo que desde os tempos antigos mobiliza as pessoas.

A abertura do Congresso será feita pelo reitor da UFRJ, prof. Aloísio Teixeira e pelo coordenador do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, prof. Carlos Antonio Kalil Tannus.

Programação Cultural:
Dia 11.7, às 18 horas, no Salão Dourado, apresentação do “Trio Aquarius”, da Escola de Música da UFRJ, com Flávio Augusto (piano), Ricardo Amado (violino) e Ricardo Santoro (violoncelo).
Dia 13.7, às 12 horas, nas escadarias da Capela do Forum, apresentação do Coral “Semeando no Operário”. O grupo é formado por 45 crianças do Ensino Fundamental do Ciep Operário Vicente Mariano, da Maré.
Dia 13.7, às 19 horas, no Salão Dourado, apresentação do grupo de chorinho “Tira o Dedo do Pudim”, da Escola de Música da UFRJ, com Antonio Guerreiro (piano), Clay Protásio (contrabaixo), Fernando Trocado (sax) e Samuel Araújo (voz e violão).
Dia 15.7, às 19 horas, no Salão Pedro Calmon, apresentação do grupo “Contos de Mitologia” da Faculdade de Letras da UFMG. Eles vão recitar passagens de Homero.