Arraiá da UFRJ faz sucesso na Praia Vermelha

gghghg ggh

agencia2082T.jpgNessa época do ano, em quase todos os lugares do Brasil, acontecem inúmeras festas juninas e julinas. Porém, na maioria delas, principalmente nas que acontecem nas grandes capitais, onde as raízes bucólicas dessa festa temática se perdem cada vez mais, a tradição interiorana dá lugar a comemorações locais, com os ritmos modernos superando a modinha caipira. Contudo, ainda existem edições dessa festa que conseguem manter incólumes os costumes – não só a comida típica – da tradição junina.
Uma dessas festas é do “Arraia da UFRJ”, festa julina organizada pelo Fórum de Ciência e Cultura no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua segunda edição, o evento manteve acesa não só uma grande e chamativa fogueira, mas também toda a mística que envolve uma festa caipira. Trajes típicos, comidas e até mesmo uma animada quadrilha puderam ser vistos nos dois dias de festas, que fizeram circular pela UFRJ, cerca de 10 mil pessoas num final de semana de muito frio. A trilha sonora foi marcada por muito forró instrumental e grupos nordestinos.
“A festa foi muito boa. Além de ter muita gente bonita, foi bem organizada e não teve nenhuma briga. A UFRJ está de parabéns”, falou o estudante de Comunicação, Daniel Azevedo, que esteve no evento na sexta e no sábado.
O evento ocupou o espaço de um dos campos de futebol do complexo esportivo da Praia Vermelha, com cerca de 20 barracas, todas ligadas a algum Centro Acadêmico ou outra organização da UFRJ. De comida, caldos quentes, salgados, carne de sol e churrasquinho e salsichão. Além delas, um touro mecânico trazia à tona o clima rural da festa e divertia os presentes. O tradicional correio do amor disputava com a barraca da Prisão – lugar onde um Xerife “prendia” os futuros casais para uma conversa mais reservada numa barraca separada – disputavam a supremacia do glamour do evento.
Numa cidade onde a violência a cada dia se faz mais presente, é significativo o fato de não ter acontecido nenhuma confusão no “Arraia da UFRJ”. Segundo a segurança do local, o clima sempre foi de muita festa e até mesmo os mais alterados pela bebida alcoólica, só queriam saber de brincar. Vai ver que é por isso que a cada metro via-se um casal formado.