O Dia da Música Norueguesa

lalalalalalalalalala

agencia1990T.jpgA música do compositor norueguês Edvard Grieg (1843-1907) é de inspiração nacionalista, com raízes plantadas no folclore nórdico. Esta foi a proposta que norteou praticamente toda sua obra, ainda que bastante influenciada pelos alemães Félix Mendelssohn (1809-1847) e Robert Schumann (1810-1856). Grieg acreditava que, desta forma, o folclore musical de seu país seria conhecido por todos os demais do continente europeu mesmo que, de início, isto soasse estranho aos ouvidos dessas pessoas. A música de Grieg representa a base da escola musical escandinava.
Foi pensando justamente nisto que o atual embaixador da Noruega no Brasil, Jan Gerhard Lassen, decidiu criar o Dia Nacional da Música Norueguesa: ele será comemorado nesta terça-feira, dia 14, com um concerto no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música. Neste recital gratuito (não serão distribuídas senhas), serão executadas peças do compositor Edvard Grieg – lieds e pequenas peças instrumentais (para piano, violino e violoncelo) – e também do contemporâneo Johann Kvendall.
No programa desta terça-feira um dos destaques será a suíte Peer Gynt no 1, composta em 1888 e baseada no poema dramático de Henrik Ibsen (1828-1906). Originalmente foi escrita para orquestra, mas esta noite será interpretada na sua versão integral pelo Duo Pianístico da UFRJ, formado pelas pianistas Sônia Maria Vieira e Maria Helena de Andrade. A peça inicia-se com a alvorada na Noruega e, em seguida, vem a morte de Aase – mãe do herói que tem a sua última conversa com o filho às vésperas de partir. A dança de Anitra surge depois, com um pizzicato sugerindo a idéia de um bailado oriental. A suíte tem o seu movimento final na casa do rei da montanha quando, originalmente, o compositor lançou mão dos fagotes e dos contrabaixos para transmitir a idéia do clímax da música.
Ainda no repertório desta noite estão incluídas as belas canções norueguesas (lieds), de estilo romântico e inspiração também folclórica. Para arrematar, a Ária, Cadenza e Finale do contemporâneo Johann Kvendall, composta em 1964.
Os interessados deverão comparecer à Escola de Música, que fica na rua do Passeio, 98/ Centro, às 18h. Tels: 2240-1391/ 2240-1491.
– Edvard Grieg – Andante com moto em dó maior
Ricardo Amado (violinista), Paulo Santoro (violoncelista) e Sônia Maria Vieira (piano).

– E. Grieg – canções
– Med en Vandlilje
– Jeg elsker dig
– En svane
– Solveig’s sang
– Lauf der welt (Verdens gang)
– Die verschwiegene nachtigall (Nattergalen)
– Zur rosenzeit (Rosentiden)
– Ein traum (En drom)
Veruschka Mainhard (soprano) e Sônia Maria Vieira (piano).

– Johann Kvendall – Ária, Cadenza e Finale – Opus 24 para violino e piano (1964) Fernando Pereira (violino) e Tamara Ujakova (piano).

– E. Grieg – Duas Danças Norueguesas (1881)
Duo pianístico da UFRJ: Sônia Maria Vieira e Maria Helena de Andrade.

– E. Grieg – Suíte Peer Gynt no 1 (1888)
Alvorada
Morte de Aase
Dança de Anitra