Concertos Barrocos na Escola de Música dia 10/06

nnanananaaaaaaaaa

agencia1979T.jpg
O programa a ser apresentado pela Camerata Rio de Janeiro nesta sexta-feira, dia 10, às 18h30m, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, traz um repertório dos períodos na música do Barroco e do Clássico, com destaque para cinco concertos-duplos dos compositores Franz Hoffmeister (1754-1812), Telemann (1681-1767), Vivaldi (1676-1741) e Domenico Cimarosa (1749-1801).

A música dos períodos Barroco e Clássico dá seqüência a um repertório que já contemplou, nos três primeiros concertos até agora efetuados pela Camerata Rio de Janeiro, diversos compositores brasileiros do século XX (como Guerra Peixe, Villani Cortês, Radamés Gnattali, Ney Rosauro entre outros).

Segundo o coordenador científico da Camerata, professor Paulo Santoro, do Departamento de Música de Câmara da Escola, a idéia do programa, assim como a de todos os demais até agora realizados pela Camerata, é dar oportunidade ao grande público das salas de concerto de ouvir instrumentos pouco conhecidos. “No programa a ser executado, o destaque será para a viola, o trompete e a trompa, por exemplo. Além do mais, o repertório da música barroca, por se mostrar repleto de ornamentos, representa sempre um bom desafio ao aprendizado do aluno”, acrescenta.

A Escola de Música fica na rua do Passeio, 98/ Centro. Tel: 2240-1391/ 2240-1491. O concerto será gratuito e não haverá distribuição de senhas.

O mesmo programa será repetido no domingo, dia 12, às 10h30m, no Cine-Arte da UFF – rua Miguel de Frias, 9/ Icaraí – Niterói (ingressos a R$ 6; estudantes e pessoas acima dos 60 anos têm 50% de desconto).

– Franz A. Hoffmeister (1754-1812) – Concerto para duas trompas (6’)
Solistas: Tatiana Segalote e Gustavo Faria.

– Georg Philipp Telemann (1681-1767) – Concerto para duas violas (7’)
Solistas: Fernando Thebaldi e Daniel Prazeres.

– Antonio Vivaldi (1676-1741) – Concerto para dois trompetes (7’)
Solistas: Nilson Coelho e Gabriel Dias.

– A. Vivaldi – Concerto para dois violoncelos (10’)
Solistas: João Bustamante e Fábio Coelho.

– Domenico Cimarosa (1749-1801) – Concerto para duas flautas (15’)
Solistas: Sofia Ceccato e Marcelo Mello.

Os músicos da Camerata Rio De Janeiro:

Primeiros violinos:
João Carlos Ferreira