Revista Arquivos em Movimento é lançada na Bienal

DHDHDHDHD FJFJFJFJFJF

agencia1936T.jpgFoi lançada ontem, na XII Bienal Internacional do Livro, a revista “Arquivos em Movimento”, publicação da Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. O lançamento foi realizado no Café Universitário localizado dentro do gigantesco stand da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) no pavilhão vermelho do Riocentro. O evento reuniu professores e alunos envolvidos no projeto, e contou ainda com a presença do diretor da EEFD, Profº Alexandre Mello.
Segundo a coordenadora da Pós-Graduação da escola, Professora Silvia Agatti Ludörf, que também é Editora-chefe da revista, a publicação é uma tentativa de dar continuidade à extinta revista “Arquivos da ENEFD”, editada entre as décadas de 60 e 70.
“A revista Arquivos foi muito importante em sua época. Teve 20 números editados e foi pioneira na produção científica dentro da área de Educação Física. Na década de 80 houve uma tentativa de reativá-la, mas agora temos a oportunidade de fazer esse resgate com mais dinamismo. A Educação Física estuda o movimento e nada melhor para nortear nosso trabalho com ele”, afirma Agatti, dizendo que a revista terá uma publicação científica e artigos acadêmicos sempre com o objetivo de interagir com outras áreas.
A Arquivos em Movimento será publicada semestralmente e seu segundo número está previsto para sair no final do ano. A tiragem de mil exemplares terá cerca de 80% vendida na secretaria da Pós-graduação da EEFD ou por meio de assinaturas. Os outros 20% serão distribuídos dentro da comunidade acadêmica da UFRJ. Uma comissão científica composta por professores de diversas universidades do país terá o papel de fiscalizar os artigos que chegarem à redação para serem publicados. O Conselho editorial da revista é formado pela Professora Sílvia Agatti, na chefia da edição e pelos professores Fátima Palha de Oliveira, Heloísa de Araújo Gonzalez Alonso, José Maurício Capinussú de Souza e Marco Antonio Cavalcanti Garcia.