Projetar 2005

xxxx

agencia1934T.JPGJá estão abertas as inscrições para o seminário Projetar 2005 – II Seminário Sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura. Os trabalhos completos devem ser enviados até o dia 6 de junho ao e-mail projetar2005@ufrj.br, acompanhado da ficha de pré-inscrição devidamente preenchida, que pode ser encontrada no site http://www.fau.ufrj.br/proarq/projetar2005. O Seminário, que terá inicio em novembro e será promovido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da Faculdade de Arquitetura (FAU), visa a consolidação de um fórum regular de debates, intercâmbio e sistematização de conhecimentos relacionados com o ensino e com a investigação acadêmica na área de arquitetura. Tendo como precursor o I Seminário Sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2003, o evento será um espaço de discussões visando à necessidade de delimitação do projeto de arquitetura como campo disciplinar, de sua consolidação nos programas de pesquisa e pós-graduação, além da renovação do ensino de graduação. Diante dos desafios tecnológicos, sócio-culturais e econômicos do século XXI, o Seminário permitirá agregar novas dimensões teórico-práticas ao projeto de arquitetura e aos temas a este relacionados. Veja abaixo mais informações sobre o evento:

Sessões Temáticas:

1) Ensino de Projeto
Especificidades da disciplina e suas interfaces com outras áreas de conhecimento; abordagens e procedimentos de ensino; avaliação da aprendizagem (da concepção ao produto); instrumentos de concepção e de representação (informática, simulações, modelos, outros); a pós-graduação e a formação docente do professor de projeto.

2) Projeto Como Campo de Pesquisa
Quadro atual; perspectivas e possibilidades do projeto de arquitetura na pesquisa acadêmica; aproximações teóricas, metodológicas e críticas; novos temas para a investigação em projeto; desafios e possibilidades de cursos de pós-graduação com ênfase em projeto.

3) Rebatimentos, Práticas e Interfaces
Responsabilidade e compromisso social do profissional de projeto; quadro atual da prática em projeto: sintonias e dissonâncias frente ao panorama internacional, dimensão cultural; interfaces políticas; diálogos com a sociedade e programas de extensão.

Inscrições / Prazos:
Os trabalhos completos deverão ser enviados para o e-mail:projetar2005@ufrj.br indicando o tema da sessão, acompanhados da ficha de pré-inscrição. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.
Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês, sendo que os artigos devem ser inéditos.
A seleção será feita por, no mínimo, dois membros do Comitê Científico.

06 de junho de 2005: Data limite para envio dos trabalhos completos;
04 de agosto de 2005: Divulgação dos trabalhos selecionados pelo comitê científico;
08 a 11 de novembro: Realização do evento.

Cristiane Rose de Siqueira Duarte – PROARQ/FAU-UFRJ
Paulo Afonso Rheingantz – PROARQ/FAU-UFRJ