Concerto na Escola de Música

nananannnananaa

agencia1935T.jpgNo concerto que marca a estréia da série “O piano na música de câmara” para a sua temporada de 2005 desta terça-feira, dia 24, às 18h30m, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, o programa escolhido não poderia ser mais contrastante, e ao mesmo tempo bem ilustrativo de períodos determinados e de uma forma musical, em particular – a sonata. Nele, serão apresentadas duas peças bem características. A primeira delas, a Sonata em sol menor, do francês Claude Debussy (1862-1918), é de cunho impressionista e explora várias liberdades formais em relação à estrutura tradicional da sonata clássica e romântica. Esta sonata, datada de 1917, faz parte de um grupo de três (originalmente seriam seis, que não chegaram a ser escritas devido à morte do compositor) compostas para diversos instrumentos – violoncelo, flauta e violino -, sempre acompanhados pelo piano.

A segunda sonata do programa, a Sonata no 3 em ré menor opus 108, do alemão Johannes Brahms (1833-1897), pertence ao período romântico e retrata um belo momento musical do compositor. Foi composta em 1886-1888. Formará ela, com a outra, o curioso contraste deste repertório de estréia da Série. Finalmente, fazendo parte também deste recital está o outro número a ser tocado, a “Gavotta all’antica”, um duo para violino e piano do brasileiro Francisco Mignone (1897-1986) composto em 1939, e cuja estréia se deu em setembro de 1940, no então Instituto Nacional de Música (a atual Escola de Música), com o próprio compositor ao piano sendo acompanhado pela violinista Mariuccia Iacovino.

Sobre as solistas
As duas intérpretes do recital de terça-feira, Miriam Grossman (pianista) e Marluce Ferreira (violinista), são renomadas concertistas. Miriam graduou-se pela Escola de Música da UFRJ, onde dá aulas atualmente, e fez seu doutorado em Piano pela Catholic University of America, em Washington, sob orientação do Prof. Dr. Thomas Mastroianni. Dá aulas de piano na Escola, orienta dissertações no curso de Mestrado e participa de projetos de extensão na UFRJ. Paralelamente à docência, desenvolve importante atividade artística como solista e camerista em várias cidades no Brasil e nos Estados Unidos. A pianista integra o Trio Mignone (os demais componentes são Ricardo Santoro/violoncelo e Afonso de Oliveira/flauta) que tem se apresentado em várias salas de concerto e recentemente gravou um cd com obras inéditas deste compositor brasileiro.

Marluce Ferreira, por sua vez, iniciou-se no violino com Tereza Schnorremberg, em 1983. Graduou-se em violino pela Faculdade de Música Carlos Gomes (SP). Obteve o primeiro lugar – categoria Cordas – no Io e no IIIo Concursos para Instrumentistas da EMM (SP), em 1989 e 1991, respectivamente. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal (OSTM) e apresenta-se como solista em recitais camerísticos. Aperfeiçoa seus estudos, no momento, com o Prof. Paulo Bosísio.

– C. Debussy – Sonata em sol menor
Allegro vivo
Intermède. Fantasque et léger
Finale. Très anime

– F. Mignone – Gavotta all’antica

– J. Brahms – Sonata no 3 em ré menor opus 108
Allegro
Adagio
Un poco presto con sentimento
Presto agitato

Outras informações – O duo Miriam Grossman/ Marluce Ferreira se apresentará nesta terça-feira, dia 24, às 18h30m, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música – rua do Passeio, 98/ Centro. Tel.: 2240-1391/ 2240-1491. De graça (não haverá distribuição de senhas).
O projeto “O Piano na Música de Câmara”, que é um dos mais tradicionais da Escola de Música, existe desde 1977 sob coordenação da pianista Tamara Ujakova, professora do Departamento de Teclados e Percussão da Escola.