Categorias
Memória

Festival UFRJ Mar agita Arraial do Cabo

Um dos mais belos cenários do litoral do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Arraial do Cabo, será sede do 5º Festival UFRJ Mar, um projeto interdisciplinar da Universidade que visa conhecer cada vez mais a situação econômica da região e contribui para seu desenvolvimento. Durante os sete dias do evento, que acontecerá entre 30 de maio e 5 de junho, serão oferecidas aproximadamente 30 oficinas.

agencia1928T.jpgUm dos mais belos cenários do litoral do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Arraial do Cabo, será sede do 5º Festival UFRJ Mar, um projeto interdisciplinar da Universidade que visa conhecer cada vez mais a situação econômica da região e contribui para seu desenvolvimento. Durante os sete dias do evento, que acontecerá entre 30 de maio e 5 de junho, serão oferecidas aproximadamente 30 oficinas de diversas áreas de conhecimento, tais como: Biologia, Engenharia Naval e Oceânica, Educação Física, História, Letras, Geologia e Oceanografia. A expectativa dos integrantes da comissão organizadora é que as atividades do Festival reúnam cerca de 2500 crianças de escolas da rede pública e privada da cidade e moradores da região.
Do ponto de vista acadêmico, o projeto promoverá a articulação de alunos e professores de diferentes áreas que trabalham com o mar, como objeto de ensino e pesquisa. As bases do UFRJ Mar estão voltadas para a busca coletiva de soluções de problemas relacionados ao meio ambiente marítimo e suas fontes de recursos.
Segundo o professor e coordenador do UFRJ Mar, Fernando Amorim, através das edições passadas pôde-se desenvolver uma metodologia de trabalho com crianças, que, posteriormente, foi aplicada na Escola de Pescadores de Macaé, com alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série). “O Festival UFRJ Mar tem uma sinergia muito grande, pois promove a integração de vários segmentos acadêmicos, como professores e alunos de graduação e pós-graduação, possibilitando criar projetos interdisciplinares”.
Além de promover a divulgação científica da UFRJ, o Festival tem como objetivo divulgar o conhecimento das entidades parceiras, incentivar atividades culturais com uma satisfatória relação custo/benefício, criar vínculos permanentes com a população dos municípios da região costeira e contribuir para o desenvolvimento regional, gerando renda e estimulando o turismo.
A receptividade do projeto fez com que o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), localizado em Arraial do Cabo, se tornasse parceiro do UFRJ Mar e cooperasse na divulgação científica, oferecendo oficinas e financiando parte dos recursos para a promoção do evento.
Não é a primeira vez que Arraial do Cabo é escolhida para sediar o Festival. O interesse pela cidade começou a partir da constatação de seu baixo dinamismo econômico, apesar de ter um grande potencial de desenvolvimento. A perspectiva para o futuro é que o festival proporcione a população local melhor conscientização a respeito das questões da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Veja a seguir a programação parcial do evento, que inclui, além das oficinas relacionadas abaixo, a realização de seminários, peças teatrais e apresentações de danças com grupos locais e a Companhia Folclórica do Rio/ UFRJ, que tem sua exibição prevista para sábado, dia 04 de junho, às 19h.

Oficina de geologia
IEAPM

Oficina oceanográfica
IEAPM

Oficina de salvatagem
IEAPM

Construção de embarcações
Maurício A N de Oliveira
UFRJ – Engenharia Naval

Contos e lendas do mar
Georgina Martins
Sala Monteiro Lobato/Faculdade de Letras

O Corpo e o Mar
Ana Lúcia de Almeida Coelho
Escola de Educação Física e Desportos – UFRJ

Do ar ao mar – Biocinética
Atila Silva Freire
COPPE – Mecânica

Observatório do Passado – A aventura da colonização: do mar tenebroso ao Cabo Frio
Profa. Dra. Maria Aparecida Rezende Mota
Programa de Teoria, Historiografia e História da Cultura – Procult/IFCS

Arraial visto de cima – Muro de escalada – Projeto calango da EEFD
Armando Alves de Oliveira
EEFD – Escola de Educação Física e Desportos

Capoeira – Balanço da ginga, a força que veio pelo mar
Profº Augusto José (mestre Baiano Anzol)
EEFD – Escola de Educação Física e Desportos

Esporte de litoral
Ricardo Ramos
EEFD – Escola de Educação Física e Desportos

Folclorear
Armando Alves de Oliveira
EEFD – Escola de Educação Física e Desportos

Ginástica Artística
Mário Tomás
EEFD – Escola de Educação Física e Desportos

O mundo dos microorganismos marinhos
Denise Rivera Tenenbaum
Instituto de Biologia – UFRJ

Observando as estrelas no planetário
Encarnacion Amelia Martinez Gonzalez e Rundsthen Vasques de Nader
Observatório do Valongo

Oficina do surf
Thalles Vicente Freitas Lemos dos Santos
Engenharia Naval e Oceânica

Oficina da vela
Fernando Amorim e Armando
Polo Náutico – EEFD

Poesia Relâmpago
Eleonora Ziller Camenietzki
Centro de Estudos Afrânio Coutinho/Faculdade de Letras

Os poetas e o mar
Eleonora Ziller Camenietzki
Centro de Estudos Afrânio Coutinho/Faculdade de Letras

Construção de um relógio solar
Encarnacion Amelia Martinez Gonzalez e Rundsthen Vasques de Nader
Observatório do Valongo/CCMN/UFRJ

Atividades de física experimental no ensino fundamental e médio
Clovis Bucich
UFRJ

Marinharia – Aprendendo com o mestre
Mestre Moreira
Projeto Escola de Pescadores de Macaé

Inclusão digital audiovisual
José Cubero
Escola de Engenharia Elétrica