Debate sobre carreira e seguridade na UFRJ

NANANAAAAAA

agencia1910T.jpgDebate sobre carreira e seguridade na UFRJ

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Pro-Reitoria de Pessoal da UFRJ (PR- 4) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj) promoveram um debate sobre Carreira e Seguridade, no dia 5 de maio, no auditório do Centro de Tecnologia (CT). Durante o encontro foram debatidas questões referentes às dificuldades de se construir e implementar o plano de carreira e a regulamentação da seguridade para os servidores públicos. Foi abordada a questão sobre a qualificação do servidor público, sobretudo aqueles que trabalham na área de educação, como proposta concreta a ser discutida.
Estiveram presentes para compor a mesa de debate a diretora da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) da UFRJ, Vânia Glória Alves, a representante do Grupo de Trabalho da Fasubra e da Comissão Nacional de Supervisão da Implantação do novo plano de carreira, Tônia Duarte e coordenador de Seguridade e Benefícios do Ministério de Planejamento, Luiz Roberto Pires. O encontro foi mediado pelo superintendente da PR-4, Roberto Gambine e pelo coordenador geral do Sintufrj, Agnaldo Fernandes.
A representante do GT-Fasubra, Tônia Duarte, explicou a importância das diretrizes do plano de desenvolvimento que deverão estar previstas no plano de cada instituição (universidade). Segundo a representante, é preciso levar em consideração que modelo de instituição que se quer formar. “Não temos como falar em desenvolvimento de uma carreira sem falarmos em desenvolvimento institucional como um todo e sem se falar da instituição que se quer, do modelo pedagógico que se quer construir”, afirma.
Tônia ressaltou ainda a importância da participação dos trabalhadores como sujeitos ativos neste processo de mudança.
O coordenador de Seguridade e Benefícios do Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), Luiz Roberto Pires, explicou que o governo está propondo um modelo de regulamentação para a seguridade dos servidores públicos, no qual haverá a centralização da gestão da perícia médica e a vigilância dos ambientes de trabalho. A respeito da perícia, o coordenador diz que foi feita uma parceria entre o MPOG, FioCruz e UFRJ, na qual esta última será a gestora do processo de fiscalização de todos os servidores federais no estado do Rio de Janeiro. “Esperamos que se concretize o mais rápido possível”, ressalta.
Ainda sobre a questão da perícia médica, a diretora da DVST, Vânia Glória, ressaltou a importância de centralizar a perícia médica, pois seria uma forma pensar a saúde de forma integrada.