Gil dará Aula Magna na Escola de Música da UFRJ

NANANANANANANAN

O ministro Gilberto Gil, da Cultura, vai proferir nesta terça-feira, dia 10, às 16h30m, a Aula Magna de abertura do ano letivo da Escola de Música da UFRJ. Será na Sala da Congregação e Gil falará sobre “As políticas públicas para a música”. O reitor da UFRJ, prof. Aloísio Teixeira estará presente à cerimônia.

Trata-se da primeira vez, desde a sua criação, em 1848, que a Escola recebe um ministro de Estado que lhe faz uma visita pública. E não é para menos: há dois anos a Escola passou a incluir para os alunos a disciplina “Piano Popular”, no seu departamento de Teclados, e conta com uma orquestra de jazz – a “UFRJazz” – também como disciplina no seu departamento de Prática de Conjunto. Mais recentemente, vários de seus professores têm participado de grupos de trabalho (câmaras setoriais do MinC) para tratar da formação profissional do músico prevendo-se, para ainda em 2005, a incorporação de outros temas, como “Criação e pesquisa” e “Educação musical”.

A ida de Gil à Escola não poderia ser, enfim, mais propícia uma vez que o MinC ali pretende iniciar, o mais brevemente, a reforma nas suas dependências – entre outras, as salas de aula, prédio anexo e o Salão Leopoldo Miguez. O prédio da Escola é tombado pelo Patrimônio Histórico. A obra será realizada com recursos captados através da Lei da Rouanet de incentivos.