Inscrições: Curso de Extensão em Mídia e Educação

xxxx

Serão abertas as inscrições para o Curso de Extensão e Capacitação em Mídia e Educação, na sexta-feira, de 14h às 17h, na sala do Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC), até o dia 28 de maio. O curso será realizado entre os dias 04 de junho a 15 de outubro no campus da UFRJ, na Praia Vermelha (Urca).As aulas serão aos sábados, de 13:30 às 17:00, no Auditório do PACC/ UFRJ.

O curso é ministrado por professores com experiência de trabalho e/ ou pesquisa nas áreas de comunicação e educação. As aulas mesclam conceitos teóricos sobre comunicação e atividades práticas para aplicação desses conceitos em escolas, organizações não governamentais e empresas que trabalham com crianças e adolescentes.

O grupo Mão na Mídia, em parceria com o PACC, é o organizador do curso. A missão do grupo é trabalhar para a ampliação da participação de crianças, adolescentes e jovens na produção de mídia, através da criação de novos mecanismos de educomunicação. O grupo planeja prestar serviços para a sociedade promovendo a geração de renda para jovens e a inclusão social nas instituições de ensino público e privado.

Ao longo do curso os alunos serão desafiados à prestação de serviços em mídia e educação e terão oportunidades para colocar em prática o conhecimento adquirido. Serão avaliadas também as competências empreendedoras de cada jovem. O candidato interessado em matricular-se no curso precisa possuir pelo menos duas das características abaixo:

– Ser estudante de comunicação ou pedagogia;

– Trabalhar ou ter trabalhado com crianças e adolescentes;

– Estar estudando ou ter concluído o Curso de Formação de Professores de 1ª a 4ª série;

– Se interessar por trabalhar com mídia e educação;

– Ter interesse em participar do grupo Mão na Mídia e prestar serviços em mídia e educação;

– Ter interesse pela área social;

– Interessar-se ou desenvolver atividade de pesquisa de iniciação científica relacionada à temática.

A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação do interesse do aluno em multiplicar o conhecimento adquirido. Os jovens qualificados poderão dar prosseguimento às atividades e integrar o grupo Mão na Mídia. Jovens de baixa renda entre 18 e 24 anos poderão receber isenção da matrícula do curso mediante entrevista que deverá ser feita por telefone e pessoalmente. A prioridade é para jovens que participam de movimentos sociais e tenham interesse em trabalhar com prestação de serviços em mídia e educação.

A primeira entrevista acontece por telefone em que o candidato responderá a perguntas básicas. Os jovens selecionados serão chamados para uma entrevista onde serão analisados os interesses reais do aluno pelo assunto e a sua necessidade financeira. O aluno interessado deve entrar em contato com a Coordenadora do curso por telefone para responder as perguntas. Terão preferência os candidatos que enviarem uma carta de recomendação redigida e assinada pela organização não governamental em que tenha trabalhado ou esteja trabalhando.

Contato:
Maria Cecília Leão
Cel (21) 91946942 – Ligar a partir do dia 3/05

Professores Confirmados:

Marcelo Correa – Diretor da Faculdade de Educação da UFRJ

João Alegria – Autor e diretor de séries e programas para televisão – Multirio

Rosângela Tardelli – Coordenadora Pedagógica do Programa O Dia na Sala de Aula/Instituto Ary Carvalho

Noni Ostrower – Coordenadora do Projeto Botando a Mão na Mídia – CECIP

Alda Maria Almeida – Professora de Radiojornalismo da UFRJ

Evandro Ouriques – Professor de Comunicação da UFRJ

Andréa Vasquez – Assessora de Comunicação da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal

Fernando Salis – Cineasta e professor dos cursos de radialismo e jornalismo da UFRJ