Categorias
Memória

IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil

xxxx

A Faculdade de Letras realizará, entre os dias 3 e 5 de maio, o IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, com o tema “Caminhos e Leituras”, propondo a formação discente e a capacitação docente, por meio de debates teóricos e propostas pedagógicas, sobre a conscientização do profissional de Letras, Artes e áreas afins para a importância do estímulo à leitura entre os jovens. Serão promovidas conferências, palestras, oficinas e outros eventos, além de sessões de comunicação. A ficha de inscrição pode ser obtida no site da Faculdade de Letras (http://www.letras.ufrj.br/). Seguem abaixo informações sobre o encontro:

Inscrição (vagas limitadas):

– sala Monteiro Lobato (D-218 – Faculdade de Letras / UFRJ), a partir de 14/02/2005, das 10h as 15h, de 2a a 5a : preencher ficha de inscrição, pagamento em cheque cruzado, em nome de Leonor Werneck dos Santos. Caso haja proposta de comunicação, entregar também resumo e texto integral (ver normas abaixo), em disquete e uma cópia impressa.

OU

– pelo correio (a partir de 15/12/2004): enviar ficha de inscrição e cheque cruzado, em nome de Leonor Werneck dos Santos, para o endereço abaixo. Caso haja proposta de comunicação, enviar também resumo e texto integral (ver normas abaixo), em disquete e uma cópia impressa.
** endereço para envio de inscrição e proposta de comunicação:

IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil
Caixa postal 16166
CEP: 22221- 971 – Rio de Janeiro / RJ

OBS:
* data limite para inscrições de comunicação até o dia 04/03/2005 (data de carimbo do correio). Após essa data, somente serão feitas inscrições para ouvintes, respeitando o limite de vagas.

* não serão feitas inscrições pela Internet
Taxa de inscrição (com direito a participar de um minicurso OU oficina): ouvinte: R$ 30,00 (trinta reais); apresentação de trabalho: R$ 50,00 (cinqüenta reais).
Informações: sala Monteiro Lobato (D-218 – Faculdade de Letras / UFRJ), a partir de 14/02/2005, ou pela internet: literinfantil@yahoo.com.br (a partir de 15/12/2004).

Minicursos:
1- As fábulas de Esopo – Prof. Dr. Auto Lyra Teixeira (UFRJ – Prof. de Língua e Literatura Grega)
2- “Vá aonde seu coração mandar” – Profa. Dra. Maria Lizete dos Santos (UFRJ – Profa. de Língua e Literatura Italiana) 3- As fábulas de Fedro – Profa. Dra. Arlete José Mota (UFRJ – Profa. de Língua e Literatura Latina)
4- A cultura japonesa na literatura infantil – Profa. Mestre Sonia Ninomyia (UFRJ – Profa. de Língua e Literatura Japonesa)
5- A Idade Média e os contos de fada: brincadeira de criança? – Prof. Dr. Alvaro Bragança (UFRJ – Prof. de Língua e Literatura Alemã)
6- Cinema para crianças – Prof. Dr. Roberto Rocha (UFRJ – Prof. de Língua e Literatura Inglesa)
7 – Os contos de fadas no desvio intertextual da contemporaneidade – Profa. Fátima Miguez (UFRJ – Profa. de Fundamentos da Cultura Brasileira, escritora)
8 – Contares de Africa – Profa. Mestre Claudia Marcia V. da Rocha (UFRJ – Profa. de Literatura Africana)
9 – A magia da poesia ontem e hoje – Profa. Dra. Regina Michelli (UERJ/FFP – Profa. de Literatura Portuguesa)

Oficinas:
1- Contando histórias na sala de aula – Prof. Espec. Maria Cristina Villaça (ex-aluna do curso de Especialização em Lit. Infantil e Juvenil)
2- A ilustração no livro infantil – Mauricio Veneza (ilustrador)
3- Dedinho de Prosa: oficina de dedoches – Luiz Augusto Vaz (artista plástico, Especialista em Literatura Infantil e Juvenil)
4- O Corpo na sala de aula – Andrea Elias (Atriz e profa de Artes Circenses)
5- Nas asas da poesia – Profa. Dra. Rosa Cuba Riche (CAP/UERJ, Coordenadora Geral da Oficina da Palavra Aplic) 6- Artes Plásticas na Sala de aula – Maurício José (Artista Plástico e Educador)
7- Compartilhando Histórias na Escola – Profa. Sonia Rosa (Escritora de Literatura Infantil e Orientadora Educacional da Escola Municipal Afonso Pena)
8- O medo na literatura infantil – Profa. Dra. Rosa Gens (UFRJ – Profa. de Literatura Brasileira)

Normas para envio dos resumos e dos textos das comunicações:

As propostas de comunicação, em versão resumida E integral, deverão ser enviadas em disquete e uma cópia impressa. Também poderão ser apresentados trabalhos que relatem experiências bem sucedidas nas áreas de ensino de leitura / literatura infantil e juvenil (data limite: até o dia 4 de março de 2005).

Quanto aos resumos, as instruções a serem seguidas são as seguintes: a) apresentar em forma dissertativa, de maneira clara e concisa, tema e objetivo do trabalho, metodologia, fundamentação teórica (sem citação bibliográfica) e conclusões, mesmo que parciais; b) formato do resumo: até 250 (duzentas e cinqüenta) palavras; tipo de letra Arial, corpo 12; espaço entre as linhas 1,5; título centralizado em caixa alta; à direita, nome e sobrenome (o sobrenome primeiro, em maiúsculas), identificação da instituição de origem entre parênteses e endereço eletrônico, se houver.
Quanto aos textos em versão integral, as instruções a serem seguidas são as seguintes:

a) Letra Arial, corpo 12; espaço entre as linhas 1,5; adentramento de parágrafo 1,25; texto justificado;
b) Configuração da página: margem de 3,0 cm (superior, inferior, direita, esquerda); tamanho da folha: A4; número de páginas: de 10 a 15, incluindo a bibliografia;
c) Título em negrito, centralizado; à direita, nome e sobrenome (o sobrenome primeiro, em maiúsculas) e identificação da instituição de origem entre parênteses;
d) Notas ao texto: Recomenda-se a utilização de normas parentéticas (SOBRENOME, ano de edição, p. ). Ao final do artigo, referências bibliográficas com todos os dados da obra citada, seguindo as normas da ABNT;
e) Apenas em casos extremamente necessários, usar notas em pé de página, inseridas automaticamente, em fonte Arial, corpo 10;
f) No mesmo arquivo, após as referências bibliográficas, inserir 5 linhas de currículo do autor e endereço eletrônico, se houver.