Categorias
Memória

UFRJ faz seminário sobre a crise na saúde do RJ

ddddd

A Crise no Sistema de Saúde do Município do Rio de Janeiro é o tema do seminário que será realizado nesta 3ª feira, entre 9:30h e 16:30h, no auditório Rodolpho Rocco, o Quinhentão, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus da Ilha do Fundão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Direcionado aos hospitais universitários, gestores municipais, estaduais e federais de saúde, técnicos dos diversos níveis e serviços e estudantes, o seminário contará com a presença do interventor do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, do reitor Aloísio Teixeira e do Decano do CCS, João Ferreira.
Às 9:30h, Antonio Ledo, presidente da Câmara dos Hospitais da UFRJ e diretor do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – unidade infantil da UFRJ – coordenará a mesa redonda, cujo tema é responsabilidade sanitária e institucionalização do SUS. O subsecretário de Desenvolvimento do SUS da Secretaria Estadual de Saúde, Wilson De Maio, o diretor do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e secretário Municipal de Saúde de Londrina, Sílvio Fernandes da Silva estarão presentes debatendo o tema. O deputado federal Roberto Gouveia (PT/SP) e a professora Lenir Santos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), complementam o time de especialistas.
Vice-Diretor do IPPMG, Marcelo Land, coordenará, a partir das 11h, a mesa-redonda Gestão do Cuidado nas Diferentes Redes (Enredando Redes Cuidadoras), que terá como expositores o diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Helvécio Magalhães. Irão compor a mesa os professores Emerson Merhy, da Unicamp, e Roseni Pinheiro, do Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ.
Na última mesa, que começa às 13h, coordenada pelo Decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, João Ferreira Filho, Nelson Rodrigues Santos, da Unicamp, falará sobre Os Atores do Cotidiano e a Saída da Crise. Esse tema será debatido pelo diretor do IMS, Rubem Mattos, e pelo presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue) e diretor geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Amâncio Paulino de Carvalho.