Projeto conexões

ass

A Pró-Reitoria de Extensão abriu inscrições, até o dia 28 de fevereiro, para os alunos que participarão do projeto Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares. O programa dará bolsas a alunos de universidades federais residentes em favelas e periferias para projetos que aproximem as instituições de ensino de seus territórios de origem, construindo uma rede sociopedagógica que auxilie estes estudantes a compreender e superar o histórico de desigualdades com o qual convivem.
Neste primeiro momento, somente UFRJ, UFF, UFMG, UFPE e UFPA terão núcleos do Conexões de Saberes. Cada uma selecionará 25 bolsistas que desenvolverão a capacidade de produção científica, e farão o diagnóstico das necessidades de ingresso e condições de permanência dos alunos, oriundos de comunidades populares, na universidade, e também indicarão medidas para melhorá-las. Os bolsistas serão coordenados por um docente e dois alunos da pós-graduação. A atividade contribuirá para elaboração de propostas de políticas públicas para o ensino superior e pesquisas específicas em territórios populares. Serão priorizados diagnósticos de políticas sociais dirigidas para crianças e adolescentes, especialmente de famílias socialmente mais vulneráveis.
Esta é uma iniciativa do Departamento de Desenvolvimento e Articulação Institucional, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação – SECAD/MEC, em parceira com as Pró-Reitorias de Extensão das Universidades Públicas.