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Microbiologia ao alcance de todos

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O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, o Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht e o Ministério de Educação realizarão, entre os dias 21 a 26 deste mês, a primeira etapa do curso teórico e prático: Microbiologia ao alcance de todos, um mergulho no mundo do invisível. O evento será no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht que fica localizado na rua dos Prazeres n° 71, bairro do Taquara. As aulas serão divididas em duas turmas: uma das 8h às 12h ou das 13 às 17h (de 2ª a 6ª feira) e a segunda das 9h às 13h (aos sábados).
Para os professores de ensino médio e fundamental, e alunos de licenciatura interessados na interdisciplinaridade das Ciências Biológicas será exigido, nas aulas práticas, o uso do jaleco, calças compridas, calçado fechado, cabelos presos e unhas cortadas.
As outras quatro etapas do curso serão, aos sábados, no Instituto de Microbiologia Prof. Paulo Góes, Ilha do Fundão.
Mais informações no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht ou no Instituto de Microbiologia Prof° Paulo Góes pelos tels: 2562-6698 ou 2260-9311 ou na página: www.microbiologia.ufrj.br
Veja a seguir os temas das aulas teóricas e práticas:
Teóricas
– O papel dos micróbios na manutenção da vida no planeta. O mínimo múltiplo comum das ciências microbiológicas;
– Caracterização do fenômeno da bioluminescência na cadeia alimentar marinha;
– Mecanismos de atuação dos agentes físicos e químicos sobre os micróbios do grupo das Arqueias, os mais primitivos habitantes do nosso planeta;
– O homem, seus micróbios e suas viroses: uma questão de equilíbrio para o bem estar;
– O fenômeno físico-químico da fermentação alcoólica pelas leveduras: uma condição multidisciplinar envolvendo biologia, química, física, matemática, história e etiqueta social;
– As viroses e a seleção das espécies animais na natureza;
– Convívio dos seres humanos com os mosquitos Aedes Aegypti: uma opção de risco. A história da soberania Nacional “contada” pelos mosquitos transmissores da Dengue e da Febre Amarela;
– Repercussão das epidemias de âmbito agrícola, veterinário ou humano na balança comercial brasileira: uma questão de vigilância coletiva; e
– Filme: A vida micro e macro dos mosquitos Aedes Aegyti.

Práticas
– Caça aos micróbios do corpo humano, de peixes e do ambiente;
– Manipulando o fenômeno da bioluminescência;
– Conscientização da necessidade de higiene no cotidiano;
– Cultivo de micróbios extremófilos, habitantes de ambientes hipersalínicos;
– Uma maneira de contar, um a um, os micróbios de uma população, com auxilio dos alunos;
– Metodologias para avaliação dos efeitos de agentes físicos e químicos sobre os micróbios;
– Aplicação de fórmulas utilizadas em física, química e matemática, no estudo do processo de fermentação alcoólica. Regras sociais para o consumo de álcool;
– Emprego de técnicas para identificar os mosquitos Aedes aegypti, sob a forma de ovo, larva, pupa e adulto. Reconhecer os transmissores da dengue como mosquitos adestrados: identificação de focos de Aedes Aegypti;
– Apresentação da Mosquitoeira nas escolas, como instrumento didático para conscientização dos estudantes e de suas famílias da necessidade de ações coletivas para o êxito das campanhas públicas de combate aos mosquitos urbanos, transmissores de viroses;
– Montagem, pelos participantes do curso, de um vídeo sobre as formas aquáticas dos Aedes Aegypti.