Categorias
Memória

Curso de Reciclagem de PET no CCMN

ccc

A reciclagem de plástico está crescendo no país, impulsionada por fatores sociais, econômicos e ambientais. As operações básicas envolvidas nesta área são de fácil aprendizado, não exigindo portanto mão de obra de alta qualificação. Contudo, são necessários conhecimentos específicos para a obtenção de uma operação viável, visando o alcance dos objetivos econômicos, ambientais, de segurança operacional e de qualidade.
O mercado dos recicláveis cresce significativamente, e novas tecnologias têm surgido com vistas à fabricação de produtos com maior quantidade de material reciclado. A indústria de embalagens plásticas está entre os setores que apresentam maior potencial de crescimento no país e, particularmente, as embalagens de PET, mercado inexistente no Rio de Janeiro.
Diante deste quadro, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (NIEAD) vai oferecer um curso de “RECICLAGEM de PET” , entre os dias 7, 8 e 9 de março. Esta atividade permitirá ao participante acompanhar e interagir com os especialistas da área de reciclagem, absorver informações detalhadas de aspectos técnicos e econômicos do negócio, além de informações científicas necessárias para as etapas de qualificação de matérias primas, beneficiamento e reciclagem.
Este evento terá a coodenação da Profª Dra Cecilia Cipriano e a equipe contará ainda com a Dra Elen Beatriz Pacheco e Prof. Dr. Marcos Lopes – Eng. Quím., pesquisadores e professores do Instituto de Macro-Moléculas Profª. Eloiza Mano (IMA/UFRJ), e o Prof. Dr. David Tabak – Químico, Consutor da Farmanguinhos.

Objetivos
O curso tem como objetivo transmitir as noções de reciclagem e aplicação do plástico transformado.
Apresentar aos participantes os aspectos envolvidos no projeto, operação e administração de uma Recicladora de Plástico, visando a capacitação para a escolha e implantação de um empreendimento ambientalmente limpo e rentável, sob o ponto de vista econômico. No curso será também demonstrada a importância da atividade de Reciclagem de Plástico para a preservação do meio ambiente, geração de empregos e conservação dos recursos naturais e energéticos.

Público Alvo
Empresários, Dirigentes de empresas que queiram desenvolver projetos interno de reciclagem de plástico, ou qualquer interessado em montar uma micro empresa no ramo. Profissionais que pretendem atuar nas organizações empresariais, de setores públicos, entidades de pesquisa e universidades.

Conteúdo Programático
uf0b7 Introdução
uf0b7 Reciclagem de plásticos; macromoléculas, polímeros e plásticos; polímeros de adição e condensação; peso molecular, transição vítrea, cristalinidade e fusão cristalina dos polímeros, PET.
uf0b7 Propriedades físicas e químicas do PE
uf0b7 Cristalização, solubilidade, propriedades mecânicas, óticas e térmicas (fusibilidade), degradação.
uf0b7 Processos de reciclagem de PET
uf0b7 Reciclagem mecânica e química – Tecnologias e viabilidade técnica e econômica.
uf0b7 Captação, moagem, descontaminação, separação, secagem e processamento (extrusão e injeção) – descrição de equipamentos
uf0b7 Reciclagem de PET no Brasil
uf0b7 Aplicações e mercado para o PET reciclado

Workshop
uf0b7 Empresários e Profissionais da Indústria de Reciclagem de PET
uf0b7 Fornecedores de Equipamentos para a industria de Reciclagem

Outros Cursos Previstos:
Reciclagem de Plásticos; Coleta Seletiva e Beneficiamento de Lixo Urbano; Educação Ambiental para Gestores do Meio Ambiente; Economia do Meio Ambiente; Auditoria Ambiental; Legislação Ambiental; Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos; Gestão e Tratamento de Efluentes Industriais; Técnica de Remediação de Solos e Águas Contaminadas; Responsabilidade Social Corporativa: Perspectivas, Desafios e Controvérsias; Geoprocessamento, Sistema de Posicionamento Global (GPS).
Mais informações no Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (NIEAD) que fica localizado no Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Bloco D, Sala 02, na Ilha do Fundão. O tel/fax é (21) 2598-9495 e o e-mail: niead@ccmn.ufrj.br, ou acessar www.niead.ufrj.br