Curso de estética da Comunicação na ECO

fff

A Escola de Comunicação da UFRJ, através do programa de Pós-graduação, realizará um curso sobre estética, arte e cultura contemporâneas com o Prof. Denílson Lopes, no Campus da Praia Vermelha, sala: 133. Esta atividade será entre os dias 14 a 18 de março, das 14h às 17hs.
Para os alunos de pós-graduação interessados em participar é necessário enviar formulário à secretaria até o dia 18 de janeiro ou on line (www.pos.eco.ufrj.br) até o dia primeiro de fevereiro. A seguir os conteúdos de cada aula.

Primeira aula
Introdução às diferentes acepções de uma estética da comunicação. A questão da experiência: visão comunicacional (Pragmatismo e Estudos Culturais) e visão trágica (Pós-Estruralismo). Experiência e narrativa como ato social (Walter Benjamin). Experiência no contexto dos meios de
comunicação de massa: da reprodutibilidade técnica ao
simulacro. Estética pop. Estéticas do artifício: Neo-Barroco e Camp.

Segunda Aula
Do sublime como os limites da representação à categoria
analítica. Histórico (Longino, Burke, Kant, românticos alemães). Resgate por Lyotard. A crítica culturalista. O sublime no banal. O sublime tecnológico (Mario Costa). A leveza (Nietzsche, Bachelard, Sèrres, Christine Buci-Glucksmann, Calvino, Kundera) e a serenidade(Heidegger, Bobbio).

Terceira Aula
O retorno do Real (Foster, Zizek, Perniola) como trauma ou reedição do Naturalismo? O cotidiano midiático e as materialidades da comunicação(Gumbrecht). Poéticas do cotidiano (Certeau, Maffesoli). O “boom” urbano e o resgate dos espaços da intimidade em análise comparada das narrativas contemporâneas.

Quarta Aula
Paisagem como categoria intersemiótica, sócio-histórica e midiática. Natureza e paisagens urbanas, não-lugares.

Quinta Aula
Paisagens Sonoras. Da canção pop a música como paisagem. A paisagem no rock e na música eletrônica. Pós-rock. Música ambiente como crítica ao techno, trance e drum and bass. A música ambiente no Brasil.