Encerramento da Jornada de Iniciação Científica

hbtsrhrthtr

Dia 16 de dezembro, a UFRJ encerrará sua 26ª edição da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, que foi promovida pela universidade no período de 23 a 25 de novembro deste ano. As premiações (no valor de R$ 1000) dos melhores trabalhos de cada centro e a entrega dos certificados de Menção Honrosa serão realizadas a partir das 14h, no auditório do bloco A do CT (Centro de Tecnologia), no campus universitário da Ilha do Fundão.
Nesta última edição, participaram do evento 3479 alunos, sendo que 1724, mais da metade dos discentes, não possuem bolsa de iniciação científica. Segundo Fátima Siqueira, uma das coordenadoras da Jornada, os avaliadores do CNPq se surpreenderam com estes números, e com a quantidade de trabalhos inscritos, que somam 2.274, realizados por alunos do Colégio Pedro II, CAp UFRJ (como bolsistas de Iniciação Científica Junior) e graduandos da universidade.
A Iniciação Científica é um programa que muda o perfil dos estudantes, beneficiando sua formação profissional e estimulando a pesquisa. Promovendo a criação de uma cultura que faz a integração entre a graduação e a pós-graduação das unidades. Ela acontece desde 1978, que na época, contava apenas com a participação do CT e do CCMN, mas em 1985 o evento foi aberto a toda universidade.
Com a criação de um convênio entre o CNPq e a UFRJ para o desenvolvimento do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), a Jornada passou a ser realizada sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PR-1) e da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2).
A Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural tem o apoio do CNPq, da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro), da FUJB (Fundação Universitária José Bonifácio) e da Eletrobrás.

ERRATA: Na reportagem da editoria Fique de Olho, no dia 23/11/2004, do boletim eletrônico Olhar Virtual, saiu uma informação equivocada dizendo que a Jornada foi promovida por uma outra unidade da Universidade. Retificamos o erro, pois a Jornada é um evento da UFRJ, organizado pelas PR-1 e PR-2.