UFRJ salda dívidas com a Light

lálá

agencia1689T.jpgA vice-reitora, Sylvia Vargas, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Joel Teodósio, assinaram, hoje, dia 6 de dezembro, um convênio entre a UFRJ e a Light, que abate a dívida existente entre a Universidade e a concessionária. Ao longo de cinco de anos, a Universidade conviveu com delicadas negociações e, até mesmo, cortes no suprimento de energia. O passivo, que já foi da ordem de 24 milhões de reais, fora reduzido a cerca de 18 milhões, na atual gestão do professor Joel Teodósio.
Agora, a UFRJ conseguiu uma verdadeira solução para o problema. O Ministério da Educação (MEC) liberou 16 milhões e 900 mil reais, e a Light concordou em escalonar o restante em doze parcelas, sem juros, de 161 mil reais. O pró-reitor Joel Teodósio afirmou que elas serão pagas com tranqüilidade e descreveu o momento como sendo histórico e afirmou “A política da Reitoria saneará as finanças, liquidando os passivos”.
O diretor, Manoel Palácio, da Secretaria de Ensino Superior (SESU-MEC) esteve presente à assinatura do acordo e justificou o apoio do Ministério. “Entre os propósitos da Reforma Universitária está a autonomia, que pressupõe o saneamento das finanças para ser efetiva”.
Além disso, Guilherme Freitas, gerente de grandes clientes / poder público, da Light, anunciou que a empresa investirá dez milhões na UFRJ, em três anos, para melhorar a eficiência do uso de energia nos prédios da Universidade. Os recursos virão sob a forma de fundo perdido (doações), no maior acordo já feito pela concessionária nesse gênero. Três milhões serão liberados em abril de 2005, em decisão já aprovada pela Aneel.
A Reitoria ainda decidirá quais serão os primeiros prédios a serem beneficiados. De acordo com Guilherme Freitas, os prédios contemplados reduzirão seus gastos com a conta de luz em até 30%.
Freitas reconhece que esse esforço para a redução da conta precisa ser feito, pois a Light compreende as dificuldades de custeio da UFRJ. “Agora temos de dar as mãos e comemorar”, afirmou o gerente.