Performace na EBA

fff

agencia1683T.jpgNo último dia 2, a Escola de Belas Artes(EBA) teve uma tarde criativa e auspiciosa, que começou com a Performance Beuysiana-Oiticicológica, dos professores Enéas Valle e Nivaldo Carneiro, e a exposição Vida Útil. Durante a performance, os professores fizeram uma homenagem póstuma à Lygia Pape, ex-professora da UFRJ e uma das representantes do movimento neoconcretista no Rio de Janeiro.
Em seguida, eles levaram os alunos presentes ao recém-criado Cine Lúcio Costa, e passaram a palavra à diretora, da EBA, Ângela Âncora da Luz. Enfatizando a vocação contemporânea da Escola, a diretora afirmou que os artistas da EBA devem criar novas poéticas, mas que dialoguem com as poéticas tradicionais sem demolir o passado.
Para tal, a Universidade iniciou uma reforma no museu D. João VI, para torná-lo um museu de pesquisa, construiu um auditório na Escola de Belas Artes e planeja criar o Centro Cultural Belmiro de Almeida, em terreno situado na Avenida Mem de Sá, próximo ao Circo Voador. Ângela da Luz previu que 2005 será um ano de muitas possibilidades para a Escola, uma vez que esta receberá atenção especial da Reitoria. “De todas as unidades do Centro de Letras e Artes (CLA), a EBA foi a mais aquinhoada no orçamento do ano que vem”.