Combate ao mosquito da dengue na UFRJ

lalalalalala

agencia1628T.jpgNo último dia 18, a Prefeitura Universitária, o CCS, e a Divisão de Saúde do Trabalhador da UFRJ iniciaram uma campanha de mobilização de combate a dengue nos dois campi da Universidade. Foram realizadas palestras para funcionários, professores e estudantes sobre a importância do combate a este mosquito, além de serem distribuídos folhetos explicativos às pessoas.
Mas não é só próximo do verão que trabalhos como este são desenvolvidos. O Prof.º Maulori Cabral, do Instituto de Microbiologia da UFRJ, tem realizado durante todo o ano atividades de extensão sobre o tema. O movimento de combate a dengue foi levado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O grupo esteve presente na Casa da Ciência da UFRJ com uma peça de teatro e o curioso “adestramento de mosquitos” para crianças. A brincadeira foi feita com a ajuda de lanternas direcionadas para os insetos. O professor explicou que ao expor o mosquito da dengue à luz, ele “foge”, porque é extremamente sensível a ela. As crianças puderam através de uma simples diversão aprender melhor as características do inseto.
A campanha esteve presente no UFRJMar, que aconteceu em Búzios este ano. Além ter sido apresentada para professores no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM) e no Espaço Ciência Vida na Praça, atividade realizada pela ONG de mesmo nome, levando para a praça Saens Peña, na Tijuca, ciência e educação. A atividade atraiu curiosos, especialmente meninos de rua que circulavam pelo local. Rompendo com as fronteiras estaduais, a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, convidou o departamento para treinar futuros funcionários deste órgão no combate ao mosquito da dengue.
Outro trabalho de sucesso é a divulgação da “Mosquitoeira”. A simples, mas engenhosa invenção, foi idealizada por Antônio Pereira, funcionário contratado da COPPE-UFRJ, que criou um pequeno vasilhame que serve de armadilha para o Aedes aegypti.
Para solicitar palestras e atividades sobre combate a dengue, entre em contato com o Departamento de Virologia da UFRJ pelo telefone: (021) 2260-9311. Para contactar o disk dengue da UFRJ telefone para: (21) 25626698.