Categorias
Memória

Mudança na concessão de licenças

cc

Por conta da implantação da Política Integral de Saúde do Trabalhador da UFRJ, a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) e a Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) determinaram que, a partir de 1º de dezembro, as licenças aos servidores lotados no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) serão concedidas na DVST e não mais no Serviço de Segurança e Saúde do Trabalhador (SESSAT).
Tal mudança administrativa possibilitará ao SESSAT a realização de ações efetivamente relacionadas à saúde e à segurança do trabalhador do HUCFF, incluindo um grande implemento na realização de exames periódicos, avaliação de capacidade laborativa para “readaptação funcional”, cursos e palestras sobre aspectos de segurança no trabalho. Além da implantação da ginástica laboral, com visitas aos diversos setores do HUCFF, sempre em busca do aperfeiçoamento dos Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Os funcionários do HUCFF que necessitem de acompanhamento médico continuarão sendo atendidos no SESSAT, seja no Ambulatório de Clínica Médica atualmente em funcionamento no próprio serviço, seja com encaminhamento aos serviços de saúde da rede pública, incluindo o Ambulatório Geral do hospital, de acordo com disponibilidade de vagas e seguindo os critérios já amplamente divulgados de absorção nas diversas clínicas.
Outra mudança será feita com a Comunicação de Afastamento por Doença (CAD), que é o abono administrativo de faltas pela chefia do servidor. Ela será estendida de um para quatro por mês, respeitando-se o limite máximo de quatro dias de abono mensal, podendo ser apresentados à chefia: quatro CAD’s de um dia até um CAD de quatro dias.
Seguindo esta nova reformulação, também a partir do dia 1 de dezembro, as servidoras que eram atendidas no Programa de Saúde da Mulher realizado por Enfermeira no SESSAT, e temporariamente suspenso, poderão agendar consulta com médica especialista em Ginecologia na Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST).