Categorias
Memória

Comissão avalia riscos ambientais na UFRJ

aaaa

Fernando Pedro

Já estão agendadas para novembro reuniões da Comissão nomeada pelo reitor Aloísio Teixeira encarregada de proceder avaliação preliminar de riscos em laboratórios e demais instalações nos campi da UFRJ. Sob a presidência da professora Claudia do Rosário Morgado e com a participação de outros nove professores e técnicos-administrativos , a comissão também será responsável por propor medidas para a melhoria das condições de segurança e de saúde em ambientes da universidade.
Segundo Claudia Morgado, o trabalho da Comissão será dividido em sete grandes programas. São eles:

– Valorização do patrimônio, dedicado a identificar riscos de incêndio, diagnosticar sistemas elétricos e verificar aspectos ergonômicos nos ambientes de trabalho, tais como rotas de fuga adequadas em caso de incêndio.
– Mapeamento dos riscos em Laboratórios de Pesquisa, agregando, inclusive, contribuições dos integrantes do projeto SABIOS (Segurança Ambiental e Biossegurança) do CSS (Centro de Ciências da Saúde) que deverá ser estendido ao CCMN e ao CT, num primeiro momento.
– Segurança da Informação, voltado a avaliar as condições das bibliotecas e a de segurança das redes de informática.
– Desenvolvimento da cultura de saúde e segurança, que prevê a realização de um seminário, no ano de 2005.
– Segurança hospitalar, preocupado com o descarte de materiais e mais voltado a biossegurança.
– Organização de uma estrutura de gerenciamento de risco. Este programa deverá sugerir atribuições a órgãos da estrutura da Universidade que se responsabilizarão pela execução, de forma continuada, das medidas propostas pelo trabalho da Comissão.
– Redação e estabelecimento de normas internas de saúde e segurança, que visam sistematizar resoluções e outras medidas que regulamentem o tema dentro dos campi.

A professora Claudia Morgado, que é coordenadora do curso de pós-graduação de Engenharia do Trabalho, oferecido pela Escola Politécnica e especialista em Gerenciamento de Risco anunciou que este mês serão iniciadas as visitas a grupos de Unidades localizadas em áreas contíguas, como o CT e o CCMN. Para ela, o desenvolvimento acadêmico da UFRJ se expandiu de forma desordenada, criando verdadeiras “favelas tecnológicas”. “ E indispensável uma reurbanização dos espaços, a fim de evitar, por exemplo, o convívio de laboratórios de alta tecnologia com outros que podem ser verdadeiros paióis de pólvora” concluiu a engenheira.