Nesta sexta tem jazz e choro num só programa

fggg

Um programa diferente, inteiramente voltado para a música popular, vai acontecer nesta sexta-feira, dia 29, às 18 horas, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ: Astor Piazzolla e mais o francês Claude Bolling, além dos mestres do chorinho Pixinguinha, Henrique Alves e Quincas Laranjeira terão algumas de suas composições executadas por grupos de alunos da Escola. Todos pertencem ao Departamento de Música de Câmara. A apresentação será grátis.
O espetáculo integra o calendário mensal da série Câmara Master, que tradicionalmente é de responsabilidade dos professores da Casa. Desta vez, porém, foram os alunos daquele Departamento que tomaram a iniciativa do recital.
A peça de abertura do programa, “Le grand tango”, do argentino Astor Piazzolla (1921-1992), levará 12 minutos e foi dedicada pelo compositor ao violoncelista russo Mstislav Rostropovich. A versão ora apresentada é de autoria do próprio compositor. Piazzolla, que viveu parte da sua juventude nos Estados Unidos, foi influenciado pelo jazz deste país e incorporou inúmeros elementos dele à sua música. Causou uma revolução por isto e, no início dos anos 50, logo nas primeiras composições, apontou a existência de um “nuevo tango” argentino. “Le grand tango” (versão para dois pianos) será executado por Gustavo Medina e Letícia Lima.
Em seguida, será executada a “Sonata no 1 para dois pianos, contrabaixo e bateria”, de Claude Bolling (nascido em Cannes em 1930). Nesta composição, que tem a duração de 30 minutos, enquanto um pianista a executa no modo clássico, o outro se encarrega de fazê-lo seguindo o modo jazzístico. O resultado final é esta interessante mesclagem de sons e ritmos almejada pelo compositor. Seus intérpretes são: Maíra Freitas e Ednaldo Borba (pianos), Cláudio Alves (contrabaixo) e Márcio Romano (bateria).
Finalizando o programa, chorinhos variados executados pelo Sexteto de Choro – Felipe Barros (violão), Júlio Erthal (flauta), Guilherme Sá (cavaquinho), Matheus Magalhães (bandolim), Daniel Karin (pandeiro) e Cláudio Alves (contrabaixo).
Sobre a Série Câmara Master – Iniciada em 2001 e com apresentações mensais, a Série é coordenada pelos professores Jorge Armando Nunes e Ricardo Santoro. A programação, bastante variada e nunca repetida, está a cargo dos professores e alunos da Escola.

– Astor Piazzolla – “Le Grand Tango” (para dois pianos)
Solistas: Gustavo Medina e Letícia Lima.

– Claude Bolling – “Sonata no 1 para dois pianos, contrabaixo e bateria”
Maíra Freitas e Ednaldo Borba (pianos); Cláudio Alves (contrabaixo) e Márcio Romano (bateria).

– Choros diversos – pelo Sexteto de Choro – Felipe Barros (violão); Júlio Erthal (flauta); Guilherme Sá (cavaquinho); Matheus Magalhães (bandolim); Daniel Karin (pandeiro) e Cláudio Alves (contrabaixo):

– Henrique Alves Mesquita – “Ali-Babá”

– Pixinguinha – “Urubatan”

– Quincas Laranjeira – “Sabará”

A entrada é gratuita e não serão distribuídas senhas. A Escola de Música fica na rua do Passeio, 98/ Centro. Tels: 2240-1391/2240-1491.