Homenagem aos 80 anos de Eloisa Mano

lálálá

agencia1542T.jpgDando seqüência ao V Encontro Regional de Polímeros, aconteceu, nesta segunda-feira, dia 25 de outubro, no Auditório do Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA/UFRJ), um tributo aos 80 anos da professora que deu nome ao Instituto.

Eloisa Biasotto Mano é Professor Emérito do IMA/UFRJ desde 1994 e recebeu seu treinamento em Ciência de Polímeros na Universidade de Illinois (Estados Unidos) e na Universidade de Birmingham (Inglaterra). Adquiriu experiência em tecnologia de Polímeros como químico-tecnologista do Instituto Nacional de Tecnologia, no Laboratório de Borracha e Plásticos, Rio de Janeiro (1954-1966). Na UFRJ, foi Professor Catedrático na Escola Nacional de Química (1959-1966), Instituto de Química (1967-1976) e Instituto de Macromoléculas, IMA (1977-1994).

A homenagem contou com a presença de figuras importantes, como David Tabak, Isaac Plaschta, Otto Vicente Perrone, Reinaldo Werneck, seus ex-alunos Cláudia Bonelli, Luís Cláudio Mendes, Adelman Moreira Ribeiro, Marcos Lopes Dias, além de depoimentos emocionantes de amigos que fizeram parte da história de Eloísa, mas não puderam estar presentes.

“É um tributo à professora pela sua conduta ética dentro do IMA, formando pessoas que, hoje, são expoentes em suas atividades e que, com isso, só fazem multiplicar os ensinamentos dela, sua conduta, pela vida afora”, declarou o professor Reinaldo Werneck Janke, diretor da Associação Brasileira de Polímeros Regional Leste (ABPol – Leste).

A apresentação do Coral da UFRJ finalizou a homenagem, apresentando composições de Paulinho Nogueira e Villa-Lobos, entre outros.